Programa de pós-graduação foi o primeiro da área na região Norte
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realiza na próxima segunda-feira (09/03), às 8h, a aula inaugural da nova turma do mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia em 2020. O curso de pós-graduação stricto sensu foi o primeiro da área a ser implantado na região Norte e o terceiro em todo o país.
A aula inaugural acontece no auditório da Fundação Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul de Manaus.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia tem convênio com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e, desde 2012, está credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atuar em duas linhas de pesquisa: Hematologia e Hemoterapia.
A Hematologia é a área que envolve o estudo das doenças do sangue e medicina transfusional, em especial suas bases fisiopatológicas e métodos de diagnósticos, e sua associação com doenças infectocontagiosas.
Desde que o programa foi instituído, 58 alunos já passaram pela formação, em oito turmas. Esta será a nona turma do programa com sete alunos inscritos.
Segundo o coordenador do programa, Dr. Nelson Fraiji, o estado ainda tem um grande déficit de especialistas neste campo de pesquisa. Por isso, para o Hemoam, é um grande passo continuar preparando médicos especialistas, ainda mais levando em consideração a inauguração do hospital do sangue, que já está próxima de acontecer.
“Nossa grande preocupação é garantir médicos para atender os pacientes, portadores de doença no sangue”, disse Fraiji.
Ainda durante a aula inaugural, o Hemoam receberá o Dr. Erich Vinícius de Paula, da Universidade de Campinas (Unicamp-SP), para uma palestra sobre “Pesquisa em Hematologia e Hemoterapia no Brasil”.
FOTOS: Divulgação/Hemoam