A Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realizou, durante o segundo dia do “Muda Manaus”, uma oficina de sabão com óleo de cozinha reaproveitado. A oficina foi realizada na Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, bairro Monte das Oliveiras, na zona norte da capital, que recebe a terceira edição do programa do Governo do Estado.

Entre os principais objetivos da ação estão o fomento ao empreendedorismo e a preservação do meio ambiente. O reaproveitamento do óleo de cozinha minimiza os efeitos do descarte incorreto e da poluição nos cursos d’água e do solo, trabalhando a sustentabilidade e com resultados positivos nos aspectos social, ambiental e financeiro, por meio do empreendedorismo.

De acordo com dados da Setemp, 1 litro de óleo que vai parar nos rios contamina 1 milhão de litros de água. “Estamos aqui para colaborar com nosso meio ambiente, ensinado o sabão artesanal feito com óleo de cozinha usado. Um produto que iria ser descartado, poluir o nosso meio ambiente e entupir a pia; pode ser usado como sabão artesanal”, ressaltou a instrutora da oficina, Dalila Cardoso.

Economia solidária – Para começar a reutilizar o óleo de cozinha e obter lucro, o investimento inicial é de, aproximadamente, R$ 65 para produzir 35 potes com 350g de sabão. O lucro pode chegar a R$ 180.

“Faz parte do empreendedorismo da nossa economia solidária, porque nós temos um seguimento dentro da Setemp e estamos levando esse projeto para várias escolas, para dar oportunidade para mães de alunos, para buscar o seu dinheiro, a sua economia, ser uma economia solidária também e ser um novo empreendedor com esses produtos”, frisou a secretária executiva da Setemp, Neila Azrak.

De olho no incremento da renda familiar, o peruano Victor Vergara, autônomo, fez questão de anotar o passo a passo do preparo do sabão. “Eu estou desempregado e vou fazer um trabalho extra, ganhar um dinheiro. Não é difícil, só tem que ter um pouco de cuidado para manusear os produtos”, pontuou Victor.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SETEMP-SEDECTI

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo