Aconteceu, nesta quinta-feira (28/11), a 9ª edição da Feira de Negócios Turísticos, realizada por acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Com o tema “Manaus, um jeito diferente de conhecer contrastes”, os alunos exibiram oito empresas fictícias e ideias inovadoras com a proposta de desenvolver o turismo na região. O evento foi realizado na sede da Escola Superior de Tecnologia (EST), no Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

Restaurantes flutuantes, hotéis-fazendas, aplicativos de comidas regionais – e outros empreendimentos – foram algumas das ideias desenvolvidas pelos acadêmicos do 6º período do curso de Turismo da UEA.

A estudante Wendy do Carmo Menenzes é uma das organizadoras do evento e afirmou que até a empresa que organizou a feira foi pensada e criada pelos estudantes da universidade.

“No sexto período, a gente possui duas matérias: Marketing e Empreendedorismo, que é onde a gente surge com as ideias e com as empresas fictícias. Neste ano, que é a nona edição, a feira tem aquela ideia de contraste. Que contrastes são esses? É o contraste do rural e do urbano. As ideias não são fixas. Como no turismo a gente tem diversos segmentos, aqui a gente possui tanto ideias de café, de hotel, hotel-fazenda, então são várias ideias que podem até resultar numa futura startup”, afirmou.

A Feira foi realizada na quadra da EST, onde os alunos puderam desenvolver seus próprios estandes, e, de forma fictícia, realizar vendas para os visitantes. Cada visitante, ao entrar, recebeu um voucher para que ao final entregasse para o empreendimento que mais lhe chamou atenção.

A equipe da Tiffany Montefusco teve a ideia de desenvolver o projeto de um hotel-fazenda, proporcionando atividades do meio rural e inserindo características de vários segmentos diferentes do turismo.

“A gente apostou numa ideia muito diferenciada quando se pensa na questão Norte, porque a gente não tem essa cultura de fazenda, de rancho, mas, ao mesmo tempo, o mercado está aberto e é muito amplo a vários nichos. Então, a gente apostou nessa ideia do hotel-fazenda. E a nossa ideia é trazer uma imersão aos nossos visitantes no modo de vida campestre, no modo de vida da fazenda”, afirmou.

Para ela, a feira é uma oportunidade de entrar em contato com o mercado de trabalho e ampliar as ideias de mercado no setor de turismo do Amazonas.

“Nós somos finalistas, e está sendo uma experiência fantástica no sentido de a gente tirar essa visão quadrada do que a gente pode investir nessa área do turismo, porque quando a gente pensa no turismo as pessoas costumam limitar muito, mas, pelo contrário, as oportunidades e as possibilidades são muito grandes, porque a gente é muito multidisciplinar. Essa feira tem muito valor para a gente, para nos prepara para o mercado que está nos esperando logo mais”, disse a estudante.

Sobre a Feira de Negócios Turísticos – A Feira de Negócios Turísticos nasceu em 2010, a partir de uma atividade acadêmica desenvolvida na disciplina de Marketing Turístico, em parceria com as disciplinas de Empreendedorismo, Lazer e Recreação, Turismo em Áreas Naturais e Língua Inglesa da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

FOTOS: TACIO MELO/SECOM

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo