Programação conta com oficinas gratuitas de grafitti, dj e exposição artística a céu aberto
Neste sábado, 12, acontece a 7ª edição do projeto social Crianças do Guetto no Prosamin Gilberto Mestrinho, localizado na avenida ajuricaba, 1195, Cachoeirinha, zona sul de Manaus. Durante o evento serão promovidas diversas atividades com base nos 4 elementos da cultura hip hop. O objetivo é promover acesso a cultura e lazer para o público infantil da periferia da zona sul da capital.
Fundado pelo rapper e produtor cultural Lúcio Huilame Andrade, 27, o Projeto Crianças do Guetto chega à sua 7ª edição promovendo atividades educativas e culturais para crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Todos os anos, cerca de 300 crianças são atendidas com oficinas de graffiti, de dj, de maracatu, de dança, aulas de artes marciais, apresentações culturais, yoga infantil, serviços de saúde estética e cidadania e doação de roupas e brinquedos em bom estado.
“O nosso maior intuito é levar um leque do opções para essas crianças, mostrando outras perspectivas e realidades de vida, facilitando o acesso da periferia à essas atividades que normalmente não chegam nessas áreas”, explicou Lúcio.
O evento acontece no Prosamin Gilberto Mestrinho, com início a partir das 7h00 com torneio de futebol. A programação da manhã segue até às 11h00 com diversas brincadeiras para o público infantil. A partir das 14h00 iniciam as oficinas e o evento segue durante toda a tarde, finalizando às 18h00 com doação de brinquedos.
Sobre o Projeto
O projeto social Crianças do Guetto foi criado em 2018 pelo rapper Lúcio Huilame em parceria com artistas do movimento hip hop e moradores da comunidade, com o intuito de promover arte e cultura dentro da comunidade para crianças e adolescentes. Em 7 anos de atuação, a iniciativa já alcançou em média 2 mil pessoas entre crianças e adolescentes da região. A principal atividade acontece todo dia 12 de outubro com a ajuda de muitos voluntários e doações diversas. Além dessa data, outras programações são realizadas pelo projeto sempre objetivando entretenimento, lazer, cultura e educação na região onde atua.
Por ser uma iniciativa do movimento hip hop e envolver diversos artistas da cena, o projeto lançou em 2021 o primeiro caderno de graffiti infantil de Manaus, onde consta desenhos de alguns grafiteiros da cidade, com base em temas amazônicos, além de caça-palavras, palavras cruzadas e outras atividades que instigam o desenvolvimento intelectual dos pequenos. Desde o lançamento, a ideia do caderno infantil tem passado por reformulações, adaptando novas ferramentas e atraindo mais artistas.
Neste ano, para a produção do Caderno Infantil e realização das oficinas de grafitti e dj, o Crianças do Guetto foi contemplado pelo edital 005/2023 Identidade Cultural Demais Linguagens, da Lei Paulo Gustavo, que possibilitou a melhor produção para os participantes das oficinas.
“É muito importante a iniciativa ter sido contemplada pelo edital porque nós estamos dentro da comunidade, da periferia levando cultura, o movimento hip hop e outras ações sociais pra esse pública importante” destacou o rapper.
Campanha
Você pode fazer a diferença na vida de dezenas de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e participam das ações do Crianças do Guetto. Para isso, basta doar brinquedos, calçados ou livros infantis. Aceitamos material usado, mas em bom estado para nossas crianças.
Além disso, o projeto aceita doação de cestas básicas, bolos, refrigerantes, salgadinhos ou qualquer outro alimento que ajude na realização da atividade do dia 12 de outubro.
As doações também podem ser feitas via pix por meio da chave 092992357821 – Lucio Huilame Andrade de Oliveira Junior. Todo recurso arrecadado será revestido para a ação do Crianças do Guetto.
Serviços
O quê: 7ª edição Projeto Crianças do Guetto
Onde: Prosamin Gilberto Mestrinho.
Endereço: Avenida ajuricaba, 1195, Cachoeirinha.
Horário: 7h às 11h, 14h às 18h.
Quando: 12 de outubro.
Acesso: Gratuito.