Durante visita, futuros profissionais conheceram o processo de reabilitação de pessoas que tiveram sequelas da Covid-19

Com o intuito de compartilhar conhecimento, a unidade do RespirAR localizada no bairro Aparecida recebeu acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Na visita, na quarta-feira (16/03), os futuros profissionais conheceram o processo de reabilitação de pessoas que tiveram sequelas da Covid-19. O projeto do Governo do Estado é coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Saúde (SES-AM).

“Graças à iniciativa do Governo do Amazonas em criar o projeto RespirAR, em meio uma pandemia, temos a oportunidade de compartilhar conhecimento adquirido nesse projeto pioneiro no Brasil. Com isso podemos incentivar os futuros profissionais da área, promovendo a saúde e a qualidade de vida”, destacou Neibe Araujo, coordenador do RespirAR.

Durante visita ao projeto, os estudantes do 5º período acompanharam a metodologia de reabilitação personalizada, realizada em pacientes pós-Covid do Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci) Aparecida, na zona sul de Manaus.

“Apesar dos alunos terem ouvido e lido sobre o RespirAR, conhecer o funcionamento presencialmente teve outro significado, pois pudemos entender a importância da integração dos profissionais de Educação Física e Fisioterapia”, comentou Mateus Rossato, professor de Educação Física e Fisioterapia da Ufam.

Para a universitária Paula Fontes, a visita ao RespirAR foi bastante proveitosa, pois ela e seus colegas tiveram a oportunidade de acompanhar as atividades realizadas durante as sessões de fisioterapia e atividade física orientada.

“Essa experiência foi excelente, pudemos conhecer cada etapa do processo de reabilitação junto aos profissionais do projeto e seus pacientes, que foram muito atenciosos conosco”, disse Paula.

FOTOS: Arquivo pessoal

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo