O presidente do Sistema de Comunicação Encontro das Águas, jornalista Oswaldo Lopes, participou da solenidade de lançamento do Selo de Qualidade Profissional dos Jornalistas representando o Governador Wilson Lima.

Oswaldo Lopes destacou o apoio do Governo Estadual e da emissora pública no uso do selo em portais de notícias do Amazonas.“Quero cumprimentar o Presidente Wilson Reis do Sindicato dos Jornalistas e cumprimentar e parabenizar a todos os profissionais de comunicação que hoje é o dia, é o nosso dia, e esse evento justamente ele acontece no dia que se comemora essa data dos profissionais de comunicação, esse selo não está vindo para amedrontar, para atacar ninguém, para punir ninguém, o nome já diz, é um selo de qualidade como qualquer empresa que tem que ter qualidade de gestão, qualidade de funcionamento e o selo representa isso. O Sistema de Comunicação Pública Encontro das Águas recebe esse selo de bom grado. É um grande momento para a categoria no Amazonas, eu tenho certeza que isso vai repercutir e vai reverberar em outras regiões do país”, ressaltou Oswaldo Lopes.

O Selo de Qualidade Profissional dos Jornalistas tem apoio de várias entidades como OAB Amazonas, Arquidiocese de Manaus, Comitê de Combate Contra a Corrupção e Universidade Federal do Amazonas que ajudaram na concepção do selo com o objetivo de combater a desinformação e as fake news nos portais de notícias do Estado. “Sobretudo o reconhecimento de que é necessário estarmos na luta pela ética, pela cidadania, pela democracia. Consolida assim, aquilo que nós no comitê estamos pleiteando para consolidar a verdade, a verdade que o cidadão merece ouvir, a boa notícia que as pessoas têm o direito de poder compreender e aceitar”, diz o Frei Paulo Xavier.

“Tudo o que for pró a sociedade será bem atendido pelas Ordens dos Advogados do Brasil. O selo tem uma importância para evitar a produção de fake news. Notícias falsas trazem prejuízos para a sociedade”, complementou o Representante das Comissões da OAB-AM, Cassiusclei Aguiar.

“A arquidiocese tem o compromisso com a verdade. Sabemos que o fenômeno das fake news é cada vez maior, ainda mais nesse tempo em que se aproxima as eleições de 2022. Nesse sentido, o Selo de Jornalismo é um instrumento que pode combater as mentiras que muitas vezes se fazem presentes na sociedade”, disse o Padre Luis Miguel Modino.

“A Universidade Federal do Amazonas sempre primou pela formação de jornalistas, profissionais, cidadãos que possam contribuir para que a sociedade possa ter a melhor informação possível e com isso tomar decisões esclarecidas nas mais variadas áreas. Então esse selo ele veio em boa hora e representa um esforço histórico do Sindicato de Jornalistas de qualificar a informação que é prestada aos amazonenses, de hoje através da internet para todo mundo a partir da Amazônia”, afirmou o Diretor da Faculdade de Comunicação – UFAM, Allan Rodrigues,

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, Wilson Reis, agradeceu a presença dos órgãos públicos e privados na elaboração do formato da qualificação do selo com objetivo de coibir nos portais a desinformação e as fake news. “Esse selo busca combater as fake news, a produção de notícias falsas através dos vários formatos, e, o combate também, por consequência, à desinformação. Ao instituir essa ferramenta, o Sindicato contribui com a formação de uma sociedade mais bem informada. A ideia é que a gente possa cada vez mais apresentar um produto que tenha credibilidade, ética e qualidade, que o interesse público seja premiado nesse sentido”, completou Wilson Reis.

Confira o vídeo da matéria em:

Imagens: Bosco Mendonça

Reportagem: Fernando Reis

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo