Evento contou ainda com apresentações musicais na abertura do mês de prevenção ao suicídio

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), em parceria com o Exército, realizou, na tarde domingo (01/09), uma passeata em alusão ao Setembro Amarelo. O evento reuniu 700 pessoas no centro histórico de Manaus para marcar o início das atividades do mês de prevenção ao suicídio.

A passeata mobilizou, além de representantes de instituições envolvidas com o tema, estudantes e profissionais das sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), que percorreram as avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro até o Largo São Sebastião. A praça recebeu um grande palco onde ocorreu a abertura oficial do mês, com uma solenidade conduzida pela Coordenação de Apoio Psicossocial do Escolar da Seduc-AM (Capse) e apoio dos militares do Exército.

De acordo com o comandante da 12ª Região Militar (RM) de Manaus, general Carlos Teixeira, o evento marca a abertura de um mês importante para conscientizar jovens sobre o cuidado com a vida.

“A parceria com a Seduc é fundamental porque conhecimento quanto mais cedo chegar melhor. Os alunos da rede estadual de ensino são nosso principal foco. Buscamos orientá-los sobre os riscos e problemas que podem levar ao suicídio e, acima de tudo, passar a mensagem que isso tem solução, que ninguém precisa se machucar porque está passando por um momento difícil na vida. Neste mês de combate e prevenção, atuaremos ainda mais intensivamente nesse sentido”, afirmou.

O general do Exército especializou-se nos temas, inclusive suicídio, e há quatro anos palestra de forma voluntária em escolas da rede pública sobre os danos causados pelas drogas, abordando as consequências que perpassam do vício até à venda e os diversos outros aspectos.

O secretário adjunto da Capital da Seduc-AM, professor Bibiano Simões, participou da caminhada e ressaltou a importância de parcerias como essa com o Exército. “A Seduc-AM tem números grandiosos, então quando trabalhamos em parceria por um objetivo comum, sempre temos um alcance maior. O Exército, na pessoa do general, tem sido um importante parceiro motivador dessas ações preventivas e do cuidado com a saúde mental”, disse.

Em levantamentos recentes, feitos pela Coordenação Psicossocial (Capse), instituída há dois meses, foram identificados diversos casos de estudantes que passam por situações como bullying, maus tratos, violência física e psicológica no ambiente familiar. Para a coordenadora do Capse, a psicóloga Giane Brito, o conjunto desses fatores, acabam refletidos no desempenho em sala de aula.

“Em conversas com os estudantes nas escolas, muitas vezes registramos casos depressivos, automutilações e até mesmo tendências suicidas. As ações do Setembro Amarelo vem de encontro ao nosso trabalho diário, mostrando aos estudantes que eles importam e que podem ter na escola um espaço de acolhimento”.

Sensibilização através da arte – No encerramento da solenidade, o palco recebeu apresentação do grupo de teatro do Liceu Cláudio Santoro focando no tema, além de apresentação dos alunos integrantes do Projeto AME e Futebol Americano na Escola, iniciativas desenvolvidas pelos estudantes da Escola Estadual Benedito Almeida, do bairro Mauazinho, na zona leste. A Banda de Música do Comando Militar da Amazônia fechou a solenidade com uma apresentação musical que animou todos os presentes.

Capse – Durante todo o mês de setembro, o núcleo da Seduc-AM vai atuar, a exemplo do que já vem desenvolvendo desde que foi implementado, com palestras nas escolas, rodas de conversa, representações teatrais e outras ações educativas que compõem a estratégia contínua da equipe de profissionais para trabalhar a prevenção em todas as escolas da rede da capital, e no interior em alinhamento com as Coordenadorias Regionais de Educação em cada município. Todas as atividades serão intensificadas nesse mês.

Setembro Amarelo – O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, que tem por objetivo conscientizar sobre prevenção e cuidado com a saúde mental. Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, também conhecido por Setembro Amarelo. O assunto ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Mais informações: www.setembroamarelo.com.br.

FOTOS: EDUARDO CAVALCANTE/SEDUC

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo