O Sistema de Comunicação Pública Encontro das Águas segue avançando pelo interior do Amazonas e, nesta segunda-feira (23/05) chegou a vez de Novo Airão. A 194 km da capital com mais de 20 mil habitantes, o município é o sétimo a ser contemplado com os canais 2.1 (canal principal), 2.2, 2.3 e 2.4 do Projeto Aula em Casa e a Rádio FM 91,9 MHz.

Em solenidade de inauguração na Escola Estadual Balbina Mestrinho, unidade de ensino que abriga a estrutura de transmissão, o presidente do Sistema Encontro das Águas, Oswaldo Lopes apresentou os canais digitais de televisão e da rádio FM para moradores de Novo Airão. “Estamos aqui, com o apoio incondicional do Governador Wilson Lima, entregando uma ferramenta que ampliará o acesso à educação e a cursos técnicos que garantirão um futuro melhor para todos”, disse Lopes.

“Só nós sabemos os desafios que tivemos durante a pandemia para levar o Aula Em casa para os alunos diante das dificuldades que temos com a Internet, muitos professores gravavam e compartilhavam as aulas para que os alunos pudessem ter acesso aos conteúdos. Hoje, essa realidade muda com a chegada da Tv e da Rádio Encontro das Águas”, conta Neiliane Menezes Coordenadora Regional de Educação – SEDUC.

Além do Aula Em Casa, a instalação do Sistema Encontro das Águas representa o encurtamento das distâncias entre a capital e o interior por meio da difusão de políticas públicas que muitas das vezes só chegam em determinados lugares “no boca a boca” e, agora, chegarão por meio do rádio e da televisão. “A instalação da Tv e da Rádio Encontro das Águas é de suma importância para que o poder público possa se comunicar com as comunidades ribeirinhas. É um presente para o munícipio, um presente importante para os nossos alunos e professores em função do Aula Em casa”, completou o Vice-prefeito de Novo Airão, José Sales.

Para o Secretário Municipal de Educação, Humberto Lima, só o homem do interior conhece suas necessidades, as quais, foram esquecidas por muito tempo pelos governantes, uma realidade que mudou no atual Governo do Estado que convive com cada homem e mulher do interior. “Nós como filhos do interior temos uma satisfação enorme em receber uma tv aberta acessível. Imaginem isso para quem não tem condições de ter uma tv paga. A Rádio Encontro das Águas é fundamental para levarmos nosso recado e para eles se comunicarem entre eles. Este investimento em Novo Airão é um presente de relevante importância para nós”, comemorou o Secretário.

No final da solenidade, Oswaldo Lopes, convidou dois alunos nota 10 da Escola Balbina Mestrinho, Izabela e Altair, para o descerramento da placa inaugural da estrutura que abriga os transmissores, antenas e torre do Sistema Encontro das Águas. “É satisfatório para todos nós que contaremos que essa ferramenta para nos auxiliar no aprendizado”, disse o aluno Altair.

Além do jornalismo, shows e novelas da Tv Encontro das Águas, músicas e transmissões esportivas da Rádio Encontro das Águas, os moradores de Novo Airão passam a ter acesso ao Aula Em Casa, projeto de ensino à distância da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas – SEDUC-AM.

O processo de interiorização do sistema de comunicação terá como polos 31 municípios, onde as antenas de transmissão estão sendo instaladas em escolas estaduais. Até aqui, 6 municípios já contam com a expansão do Sistema Encontro das Águas: Parintins, Manaquiri, Careiro Castanho, Manacapuru, Rio Preto da Eva e, agora Novo Airão.

Por trás dos aparatos tecnológicos que levam conteúdos audiovisuais até a casa do telespectador, tímido, com cerca de 40 anos dedicados à radiodifusão, tendo trabalhado em todas as grandes redes de televisão brasileiras, o Diretor de Tecnologia do Sistema Encontro das Águas, Henrique Camargo, considera o projeto de interiorização “o ponto alto da minha carreira”. De acordo com o Diretor o desafio está em vencer os desafios impostos pela logística peculiar da região e, a satisfação está no dever de “levar informação, entretenimento e, principalmente, educação ao homem do interior”.

A concretização do projeto veio com a constatação da importância do papel da televisão para educar durante a pandemia de forma inclusiva e democrática por meio do Projeto Aula Em Casa. “Quando lembro dos difíceis dias de pandemia, quando os alunos de todo o Estado ficaram sem aulas presenciais, foi a TV aberta e a internet que mantiveram os alunos de Manaus e adjacências estudando. Infelizmente nenhuma das duas ferramentas estavam disponíveis para o pessoal do interior do Estado, por não haver uma rede de televisão capaz de transmitir as aulas para os interioranos, e pelas graves restrições de acesso à internet destes cidadãos. A partir de agora esta situação está mudando radicalmente, pois o projeto do Sistema Encontro das Águas está acabando com as grandes desigualdades entre capital e interior, no que diz respeito ao acesso à educação e informação. Sem dúvida, participar deste projeto é um orgulho e uma satisfação. Agradeço ao Governador Wilson Lima e ao Presidente Oswaldo Lopes pela oportunidade de participar de algo tão grandioso”, disse Henrique Camargo.

Até o fim de 2022, todos os municípios previstos receberão o investimento e a estrutura técnica necessária para ampliar o sinal da TV pública estadual. São eles: Anamã, Apuí, Autazes, Benjamim Constant, Boca do Acre, Borba, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Silves, Tabatinga e Tefé.

 

 

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo