A ação beneficiou beneficiou 160 agricultores de várias localidades

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizou na manhã desta quarta-feira, 10/05, mais uma ação de fomento à Agricultura Familiar, no município de Manacapuru ( a 71 quilômetros de Manaus).

O trabalho, que vem sendo realizado desde de 2022, leva até as famílias a oportunidade de aprendizado, por meio de cursos e palestras, e cadastramento para regularização documental, individual e coletiva, permitindo que as mesmas tenham acesso às políticas públicas.

Na capacitação do dia, assuntos como “Boas práticas na cultura da Banana” foram abordados. Além disso, foi entregue 50 kit´s de banana dos tipos Prata e Pacovã. Também foram repassados 160 Cartões do Produtor Primário, para agricultores e pescadores artesanais, e uma Licença Ambiental Única(Lau), a uma movelaria.

“O trabalho continuado é que tem dado a todos os assistidos do Idam a sensação de segurança necessária para que eles desenvolvam seus plantios. Levamos a eles conhecimentos teóricos e acompanhamos a aplicação na prática. Estamos em constante evolução e eles nos ajudam nessa busca pelos melhores resultados”, justifica Amarildo Gama, Gerente da Unidade Local do Idam em Manacapuru.
Para os produtores que pretendem investir tempo e recursos para produção de banana, algumas especificidades já consolidadas foram enfatizadas, a fim de evitar problemas após a plantação, como área de plantio, tratos culturais, espancamento, abertura de covas e adubação.

Antônia Silva é presidente da comunidade Nossa Senhora do Carmo da Vila do Jacaré. Ela participou de todas as atividades e agradece o acompanhamento ao IDAM, pelo acompanhamento cotidiano.

“Estamos honrados em receber as instruções, e contar com os técnicos por perto e também as mudas e as carteirinhas. Tudo isso vai ajudar muito cada uma das famílias e a nossa comunidade”, disse Antônia.

As comunidades atendidas especificamente nessa atividade foram Nossa senhora do Carmo-Vila do Jacaré, Cristo Rei, Cristo Ressuscitado, Canabuoca II e Canabuoca III (todas na margem direita do rio Solimões), Divino Espírito Santo (Lago do Cururu), São Lázaro de Jaitêua de Cima e Bom Pastor de Jaitêua do Meio (rio Manacapuru).

“Só temos a agradecer todos os investimentos feitos pelo Governo do Amazonas. Realmente nos sentimos contemplados e temos a certeza que estamos na direção certa”, finalizou Oziel Souza, agricultor da região Jaitêua do Meio.

Fotos: Divulgação/ Idam Manacapuru

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo