A capacitação visa estreitar o relacionamento entre os pacientes e os profissionais da farmácia
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), encerrou, nesta sexta-feira (02/06), a 1ª Semana de Capacitação em Coagulopatias para a Farmácia Hospitalar, com o intuito de melhorar o conhecimento dos farmacêuticos da instituição para lidar, principalmente, com as hemofilias, doenças que comprometem a capacidade do corpo de coagular o sangue, ocasionando hemorragias.
Parte importante do tratamento de pacientes com essas doenças é realizada por meio de medicações, por isso, é necessário ampliar o conhecimento da farmácia para orientação do paciente e evitar complicações no uso dos medicamentos.
“A adesão adequada ao tratamento é fundamental e, durante a distribuição dos medicamentos, os profissionais da Farmácia devem atender os pacientes de forma a conscientizá-los, integrando-os ao tratamento e evitando agravos à doença, de modo que o paciente permaneça saudável e com qualidade de vida”, disse Katiane Gomes, gerente da Farmácia do Hemoam.
No Hemoam, existem atualmente 426 pacientes em tratamento para coagulopatias, sendo 287 de hemofilia A, 36 de hemofilia tipo B e 103 de outras variações da doença.
FOTO: Divulgação/Hemoam