Mais de 100 profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde participaram da atividade

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar promoveu, nesta quarta-feira (09/08), no Auditório do Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan), o Encontro de Coordenadores Municipais do Programa Bolsa Família na Educação. A iniciativa teve como finalidade esclarecer e orientar o novo Modelo do Bolsa Família, além de acompanhar as frequências dos alunos, garantindo o direito à matrícula, à educação, ao acompanhamento e, principalmente, prevenir o abandono e evasão escolar.

“Hoje, nós estamos aqui com todos os coordenadores do Bolsa Família, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). Esse encontro é para orientar, aproximadamente, 100 profissionais, de 34 municípios aqui presentes, sobre o novo Modelo do Bolsa Família” explicou o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Eriberto Façanha.

O evento também contou com a participação dos coordenadores municipais representantes das secretarias de Educação dos municípios. Atualmente, mais de 700 mil alunos, na faixa etária de 4 a 18 anos incompletos, são beneficiados pelo programa Bolsa Família no Amazonas.

“Nós temos um sistema que acompanha todas as questões sobre a frequência dos alunos contemplados pelo Bolsa Família. O programa não quer punir nenhuma família, ele quer garantir o direito à matrícula, à educação e o acompanhamento desses alunos”, destacou a Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família, Aline Albuquerque.

Programa Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal. Para ter direito ao benefício, as famílias devem se encaixar nos critérios de renda, considerados de pobreza e extrema pobreza.
Além dos requisitos de renda, a frequência escolar dos filhos deve ser de 60%, para as crianças de 4 e 5 anos, e 75%, de 6 a 18 anos incompletos; ter caderneta de vacinação atualizada; acompanhamento do estado nutricional de menores de 7 anos e realização de exames pré-natal em gestantes em dia.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo