Campanha busca uma sociedade mais inclusiva para pacientes com limitações funcionais

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em destaque no dia 21 de setembro, o Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira, uma atividade interativa para os pacientes da unidade.

A ação teve como o objetivo conscientizar a população sobre a vida em sociedade da pessoa com deficiência. Foi realizada uma roda de conversa descontraída com abordagem na vivência da pessoa com deficiência visível e invisível, na qual foram apresentados os símbolos de identificação das deficiências, demonstração e dinâmica com dispositivos auxiliares de locomoção (cadeira de rodas, bengala, muletas, andadores).
A campanha de conscientização como essa serve para promover a inclusão, sensibilizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e promover a igualdade de oportunidades. A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) da unidade, Rafiza Sousa destaca o objetivo da ação. “A roda de conversa busca proporcionar aos nossos usuários o conhecimento da rede de serviços disponíveis para pessoas com deficiência e trabalhar a desconstrução de estigmas e preconceitos relacionados a essa condição”, destaca.
Segundo a coordenadora da Fisioterapia, Maria Eugênia, o propósito dessa atividade foi fazer as pessoas experimentarem sobre como é viver com deficiência (visível e invisível), auxiliar a pessoa com deficiência e como utilizar corretamente os dispositivos auxiliares de locomoção.
FOTO: Divulgação/ SES-AM

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo