Durante três dias, alunos de todo o estado trocaram experiências pedagógicas

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), durante três dias, foi palco da etapa estadual da 3ª Feira Amazonense de Matemática. Realizada desde 2018, o tema desta edição foi “Matemática e Sustentabilidade”. O evento, que ocorreu no Centro de Convivência da universidade, encerrou nesta sexta-feira (20/10) e reuniu alunos da rede estadual de ensino, da capital e do interior.

A 3ª Feira Amazonense de Matemática promovida pela Ufam, por meio do Departamento de Matemática, e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, tem como objetivo principal estimular professores e estudantes de todo estado a socializar experiências pedagógicas matemáticas. A edição deste ano encerrou as atividades presenciais com 180 exposições de trabalhos realizados pelos estudantes.

Para o coordenador Distrital de Educação 6 (CDE 6), Augusto Cordeiro, além do incentivo, a feira traz soluções metodológicas para que os alunos avancem no ensino da Matemática.

“Essa feira, que conta com a participação das escolas da rede estadual de ensino, é muito importante porque ela reúne os melhores trabalhos de todos os estudantes do estado”, ressaltou o coordenador.

No primeiro dia de feira, na quarta-feira (18/10), as 60 apresentações dos trabalhos, divididos por stands, foram realizadas por estudantes do Ensino Fundamental 1 e Educação Especial; já no segundo dia, na quinta-feira (19/01), as apresentações foram voltadas aos estudantes do Ensino Fundamental 2 e Educação Indígena. E, no último dia, além da mostra dos 60 trabalhos voltados para o Ensino Médio e Educação Indígena, marcando o encerramento da edição, a feira realizou uma cerimônia com entrega de certificados.

Para o estudante, Sean Arthuro, de 17 anos, que apresentou o trabalho “Cálculos das Queimadas e o Desmatamento na Amazônia”, representando a Escola Estadual (EE) Eunice Serrano, a feira mostra como os números, por meio da Matemática, têm grande relevância para a sociedade.

“Com o apoio do nosso professor de Matemática, montamos o projeto e toda sua estrutura e hoje estamos aqui mostrando como os números têm grande influência”, explicou o estudante.

Para o professor e coordenador da feira, Francisco Feitosa, a iniciativa é uma troca de experiências e ideias.

“Os alunos chegam aqui com um projeto e saem daqui levando para suas escolas mais de 60 ideias. A proposta da feira é essa, ter esse efeito multiplicador”, explicou o coordenador.

Fotos: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

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