Iniciativa integra o “O Dia D da Família na Escola” reunindo familiares e a comunidade escolar

A Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Professora Roxana Pereira Bonessi, localizada na zona sul de Manaus, promoveu, nesta sexta-feira (27/10), o “Dia D da Família na Escola”. Este ano, a unidade de ensino abordou o tema “Manaus terra chibata de se viver”, em referência ao aniversário da capital amazonense celebrado no dia 24 de outubro.

Instituído em 2001 pelo Ministério da Educação, “O Dia da Família na Escola” tem como objetivo principal criar vínculos entre pais, professores, diretores e familiares/responsáveis nas atividades pedagógicas socioeducativas desenvolvidas pela escola.

Para a diretora escolar Eliane Campos, o “Dia D” incentiva a participação das famílias e contribui para melhorar o desempenho escolar dos estudantes, os tornam protagonistas da sua própria história.

“A aproximação da família no ambiente escolar é um caminho assertivo. Todas as ações formativas, por meio de projetos, diminuem a evasão escolar. Os alunos ao perceberem as atividades diferenciadas retornam à escola”, frisou a diretora.
A programação marcada pela participação de alunos, pais/responsáveis e a comunidade, incentivou o empreendedorismo e a educação financeira, um dos eixos que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), itinerários formativos que trazem a proposta de tornar o estudante protagonista, desenvolvendo a autonomia necessária para os desafios do mundo do trabalho.

O “Dia D da Família na Escola” apresentou, em salas temáticas, artesanatos produzidos a partir da lã, papéis e cerâmicas, além de bijuterias com miçangas produzidas pelas crianças do Ensino Fundamental.

Empreendedorismo na Escola
O empreendedorismo nas escolas está ligado às competências gerais da BNCC, que apresenta um cronograma de aplicação em toda a Educação Básica. Aprovada em 2020, a Educação Empreendedora ganhou força dentro do ensino, uma vez que a BNCC visa o desenvolvimento de competências essenciais.

A professora de Ensino Fundamental e coordenadora do projeto, Rosana Mississipi, idealizadora da iniciativa “Aprender para Empreender”, vislumbrou o projeto como uma maneira de formar novas gerações empreendedoras.

“Para que a formação empreendedora se dê, é necessário um trabalho educativo de persistência e resiliência colocando sempre o aluno como protagonista das ações”, afirmou a professora.

FOTOS:Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo