O Governo do Amazonas, por meio, da Fapeam aderiu à chamada internacional
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), aderiu ao edital internacional “Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2023 sobre Serviços Ecossistêmicos Hídricos– Chamada Water4All 2023”, realizada em parceria com a Comissão Europeia. As submissões das propostas ocorrem até a próxima segunda-feira (13/11), às 9h (horário Manaus).
A chamada visa desenvolver novos conhecimentos, soluções e ferramentas, por meio da pesquisa básica e/ou implementação de novas soluções e ferramentas para governança, gestão e políticas baseadas em evidências que conduzam à mitigação, adaptação e resiliência crescente dos ecossistemas aquáticos e serviços ecossistêmicos para mudanças globais, focando especificamente em serviços ecossistêmicos relevantes para a segurança hídrica.
As propostas devem apresentar pesquisas científicas em uma das seguintes linhas temáticas: (1) Mapeamento, monitoramento e análise para uma melhor compreensão dos serviços ecossistêmicos sob um contexto de desafios, a partir de desafios locais até desafios globais; (2) Compreensão e predição de múltiplas relações pressões-impacto–resposta nos serviços ecossistêmicos por meio de métodos e técnicas avançadas; e (3) Novas ferramentas e soluções para uma melhor integração dos serviços ecossistêmicos na gestão de recursos hídricos.
A divulgação dos resultados das propostas recomendadas ocorre a partir de setembro de 2024. A previsão de contratação dos projetos no âmbito da Fapeam é até o mês de fevereiro de 2025.
Para saber mais informações sobre a Chamada, acesse o link a seguir: https://tinyurl.com/4sbhnm89
FOTO: Lucas Silva/SECOM