Alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio participaram da atividade que premiou melhores resultados

A Escola Estadual (EE) Professora Eunice Serrano Telles de Souza, localizada no Centro de Manaus, realizou o “2º Concurso de Oratória da Eunice Serrano”, na tarde desta sexta-feira, 1º de dezembro. Alunos das turmas de 2ª e 3º série do Ensino Médio participaram da atividade que busca incentivar outros estudantes a se expressarem em público e perder o nervosismo diante a plateia.

Com o tema “Oratória na escola, da escola para a vida”, os seis estudantes selecionados competiram durante a tarde, no pátio da escola. O evento contou com a premiação de 1º, 2º e 3º colocados e premiação para os demais participantes. Também foi distribuído o certificado aos estudantes que participaram do curso de oratória online.

Durante a apresentação cada estudante recitou um discurso, produzido por ele próprio, para uma mesa de jurados, onde foram avaliados critérios como postura, voz e gestos.

Idealizado pelo professor de História José Raimundo Vieira, o concurso de oratória surgiu com a proposta de ser um projeto piloto que pudesse ser expandido para outras escolas visando agregar, positivamente, a vida dos estudantes, de forma acadêmica e de forma profissional.

O professor José Vieira, ou “JR” como é conhecido pelos estudantes, contou que, com o passar do tempo, acabou recebendo o retorno positivo dos estudantes com relatos de como o concurso os ajudou na carreira profissional, o que o deixou bastante feliz.

“Tem sido de grande proveito e, sempre que eu público nas redes sociais, eu recebo comentários de antigos estudantes que agradecem a iniciativa. Isso é gratificante”, explicou o professor.

As etapas
O projeto do Concurso de Oratória foi dividido em etapas. A primeira foi uma palestra, no 2º bimestre, onde o professor explicou técnicas de como vencer o nervosismo e falar em público, dando ênfase em questões de postura, voz e gesto.

A segunda etapa foi o seminário. Os estudantes se dividiram em cinco grupos, por turma, e cada grupo ficou responsável por um tema, que foi desenvolvido em forma de seminário. Os melhores estudantes de cada grupo foram escolhidos e avaliados individualmente, onde o mais bem avaliado, dentre eles, representou a turma na terceira etapa.

A competição
A terceira e última etapa foi o discurso de oratória realizado nesta sexta-feira, onde a estudante Beatriz Meireles, da 3ª série do Ensino Médio, conquistou o primeiro lugar.

Bastante empolgada, ela contou que foi selecionada pelo professor para representar sua turma e, apesar do nervosismo, ficou bastante feliz com a oportunidade e pela conquista.

“O tema do meu discurso foi ‘Oratória da escola pra vida’, falei sobre suas origens, as minhas experiências e uma história motivacional. Foi uma experiência muito importante que irá fazer parte da minha vida e da vida dos meus colegas”, disse a aluna.

Geovana da Silva, da 2ª série do Ensino Médio, conquistou o segundo lugar e, para ela, foi uma experiência que agregará no seu futuro.

“Foi uma grande oportunidade para mim e para meus colegas, pois, isso vai ficar marcado para o resto de nossas vidas e vai servir de experiência para nós quando formos, de fato, apresentar ou discursar de forma profissional”, compartilhou a estudante.

Fotos: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo