As profissionais realizam o acompanhamento de servidores e familiares doentes, em luto e orientam sobre acesso a direitos e benefícios

Os servidores do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) contam com um novo núcleo de assistência psicossocial. O serviço é destinado a atender demandas voltadas para a promoção da saúde e o acesso a direitos e benefícios.

O atendimento é realizado por duas assistentes sociais, que fazem parte do quadro efetivo da instituição, e uma psicóloga terceirizada. O serviço busca atender a todos os servidores e familiares (quando necessário), em especial os doentes, hospitalizados, que sofreram acidentes ou estão em processo de luto, entre outros casos.

A psicóloga Aline Melo explica que o servidor é acolhido por meio de uma escuta qualificada, cujo objetivo é identificar as demandas, tais como: acompanhamento psicológico externo, solicitação de benefícios, e até casos de violência doméstica, assédio moral ou sexual, entre outros.

“A escuta qualificada é realizada de maneira individual, resguardando o sigilo do que é abordado no atendimento. O trabalho da psicologia é acolher dentro das variadas dimensões, visando a melhoria da qualidade de vida e saúde mental do servidor”, destacou a psicóloga.

Acompanhamento

Os servidores hospitalizados ou em tratamento domiciliar recebem visitas regulares para acompanhamento e orientações. E os profissionais que atuam no interior são atendidos por meio de videoconferências ou visitas presenciais, se necessário, como informa a assistente social Kelly Borges.

“Realizamos o acompanhamento dos servidores em processo de licença por motivos de saúde, tanto sua quanto da família, e, também, orientamos em relação a garantia de benefícios, perícia, junta médica. Esses servidores são acompanhados por mim e pela Aline Neves, que também compõe o quadro do serviço social do Idam”, disse.

Planejamento

Para o ano de 2024, o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, informa que o serviço psicossocial será ampliado e terá o espaço reestruturado, com intuito de otimizar o atendimento aos servidores.

“Planejamos reestruturar a sala de atendimento para fortalecer a escuta qualificada. Além disso, teremos campanhas voltadas para cada público e vamos aprimorar o acompanhamento de servidores em processo de aposentadoria. Nosso objetivo é oferecer um acolhimento especial para cada servidor do Idam”, disse o diretor-presidente.

O calendário do núcleo abrange campanhas para promoção da saúde mental, saúde da mulher e do homem, hipertensão e diabetes, maternidade, e orientação sobre benefícios para os servidores com deficiência.

FOTOS: Divulgação/Idam

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