Iniciativa faz parte da campanha do Janeiro Branco que chama atenção para a _saúde mental

O Programa RespirAR, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), realizou nesta sexta-feira (05/01) uma palestra sobre saúde mental, tema da campanha do Janeiro Branco. O evento ocorreu no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, e contou com a presença de profissionais e pacientes do RespirAR.

“O Programa RespirAR tem como propósito promover a qualidade de vida da população amazonense, onde o cuidado com o corpo é integrado ao cuidado mental. Por isso é importante ter este engajamento no Janeiro Branco, como maneira de conscientizar e quebrar os estigmas que ainda cercam o tema”, disse o secretário de estado de Desporto e Lazer, Jorge Oliveira.

A palestra teve como foco a conscientização com cuidados emocionais, abordou temas como equilíbrio entre vida profissional e pessoal, gestão de tempo e prioridades e inteligência emocional. O psicólogo Jackson Marques, profissional que palestrou aos pacientes, ressaltou a importância da informação sobre a saúde para o público.

“As pessoas precisam identificar e reconhecer a importância de ter uma saúde mental, porque a partir do momento que elas entendem, conseguem mudar determinados hábitos de vida. A partir dessas mudanças, naturalmente se adquire uma melhor qualidade de vida”, falou Jackson.

O Janeiro Branco foi idealizado após a constatação de que, embora os problemas de saúde mental afetem grande parte da população, o tema ainda é cercado de preconceito e desconhecimento. Para Marilene Pimenta, integrante do RespirAR, inserida no trabalho de atividades físicas, este tipo de evento só tem a agregar.

“Este espaço é maravilhoso, agradeço muito ao Governo do Amazonas por nos proporcionar esse tipo de assunto. Hoje pude conhecer mais sobre o tema, mesmo com 62 anos, só contribui para a melhora da minha qualidade de vida”, finalizou Marilene.

FOTOS: Julcemar Alves /Sedel

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo