Beneficiamento da pele do pirarucu foi tema de encontro promovido pela Sepror durante a fesPIM 2019

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), juntamente com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), promoveu nesta quinta-feira (28/08), durante a Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), no Studio 5 Centro de Convenções, zona sul de Manaus, o painel “Valorização e Beneficiamento da Pele de Pirarucu de Manejo no Amazonas”.

O encontro teve por objetivo debater sobre os benefícios corretos e sustentáveis do uso de partes do pirarucu para uso econômico e fins empresariais.

Para o secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, a busca de empresários para construir uma ação econômica, ao lado do povo ribeirinho, a partir de uma estrutura que pode ser do Estado, é muito importante para o desenvolvimento do setor. “É possível encontrar caminhos para conquistar mercados, e estamos prontos para dar todo apoio nesta junção entre empresário e ribeirinhos. Podemos criar um modelo e dar apoio com capacitação em busca de bons resultados”, destacou Petrucio.

O encontro contou com a presença de Paulo Amaury, presidente da Nova Kaeru, empresa que atua na compra de pele de pirarucu, para ser reaproveitada, após tratamento especializado, e usada na confecção de roupas, bolsas e outros acessórios, em indústrias e lojas de confecção fora do país. O público presente pôde tirar as principais dúvidas sobre a exportação do produto amazônico.

Amaury destacou que trabalhar em parceria com ribeirinhos, que são seus fornecedores de pele de pirarucu, é uma missão satisfatória. “É uma felicidade saber que faço parte de um projeto coletivo. Que começa no lago e vai até o exterior. Estamos trabalhando com beleza, natureza, com valores”, declarou Amaury.

Além da Nova Kaeru, também participaram do encontro o representante do Coletivo Pirarucu de Manejo, Felipe Rossoni; o pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Antônio José Inhamuns; além de representantes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e de Meio Ambiente (Sema).

FOTO: Djalma Júnior

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo