A reunião contou com a presença de 30 instituições públicas e privadas, que debateram o plano de ações para 2024

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea/AM) realizou, nesta quinta-feira (29/02), o primeiro encontro de 2024 no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A comissão é presidida, pelo segundo ano consecutivo, pela Secretaria de Estado de Desporto Escolar, tendo como presidente a secretária do órgão, Arlete Mendonça.

A reunião contou com a presença de representantes de 30 organizações, dentre elas a Sema, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), entre outras instituições públicas e privadas.

No encontro foram debatidas questões voltadas à educação ambiental a nível estadual e federal, dentre elas o Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e a VI Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Em pauta, o debate principal girou em torno do 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental e da Política Estadual de Educação Ambiental.

A diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Secretaria de Educação, Wilmara Messa, esteve presente na reunião. Segundo ela, o principal objetivo do encontro, além de debater questões da política de educação ambiental, foi traçar planos e ações formais e não-formais para situações emergenciais.

“Nós tivemos uma questão ambiental bastante forte no ano de 2023, que foi a estiagem. O objetivo hoje é trabalhar um planejamento para esses momentos de mudanças climáticas”, explicou a diretora.

A reunião
O encontro contou com a presença de membros de secretarias estaduais, associações, fóruns, Instituições de Ensino Superior (IES), instituições de pesquisas, entre outros representantes para debater sobre a instauração do Programa Estadual de Educação Ambiental e sobre alternativas para questões de emergência relacionadas a mudanças climáticas.

Thelma Prado, membro da Coordenação de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Educação, explicou sobre a agenda de ações, que está sendo planejada para o decorrer do ano de 2024, e reforçou a importância das parcerias para que esses planejamentos aconteçam da melhor forma possível.

“Queremos levar o fortalecimento da educação ambiental para a capital e para o interior. Nosso foco são as mudanças climáticas, como que nós podemos mitigar e quais as adaptações nós podemos fazer”, disse a coordenadora.

Planos de ações
Além de instituições da capital, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Iranduba (Semads – Iranduba/Am), o secretário Lúcio da Costa, as técnicas Simone Barbosa e Perla Farias, estiveram presentes na reunião.

O secretário Lúcio da Costa reforçou a importância dos municípios estarem participando ativamente do Ciea, pois leva o olhar da capital para as regiões do interior que sofrem mais ativamente com as mudanças climáticas.

Segundo ele, é importante também trabalhar questões ambientais dentro da sociedade estudantil, o que é muito estimulado no município por meio de atividades que contribuem para o crescimento da consciência ambiental dos alunos e da população.

“Assim, os municípios se fortalecem e podemos entrar com a educação ambiental, a fiscalização e o licenciamento, melhorando as condições climáticas do planeta”, disse o secretário.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo