Cerca de 7,5 toneladas foram adquiridas via Programa de Aquisição de Alimentos

A Secretaria de Estado de Produção (Sepror) entregou 300 cestas de frutas adquiridas junto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como forma também de conscientizar a população acerca do combate ao desperdício de alimentos, neste sábado (13/07), na 7ª edição do Programa Governo Presente, mutirão de serviços ao cidadão promovido pelo Governo do Amazonas, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
A campanha, por meio das ações do Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa), busca minimizar as perdas em todo o processo de produção. “Nesse contexto é importante aproveitar tudo do que é produzido. Esse também é papel da Sepror, levar conhecimento e informações para a população”, ressalta, o titular da Sepror, Daniel Borges sobre os programas PAA e Pcodepa.
Os alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal são destinados às famílias cadastradas na Rede Socioassistencial contempladas no edital do programa. Para esta primeira ação do Governo Presente do ano, a Sepror adquiriu 7,5 toneladas de alimentos de produtores rurais, com um investimento de R$ 35,00,00.
“Hoje eu recebi esses alimentos que vão me beneficiar e também as minhas filhas para eu fazer algo para elas, na minha mesa, e agradeço o governador Wilson Lima”, comentou Beatriz Moreira, 30 anos moradora do bairro Jorge Teixeira.

PAA e Pcodepa

O PAA é um programa que o Governo do Amazonas contribui com a renda dos agricultores familiares, comprando suas produções rurais, além de destinar alimentos às famílias da rede socioassistencial.
Por meio do Pcodepa, a Sepror reforça a importância da redução do desperdício de alimentos, evidenciando práticas sustentáveis que incentivam o aproveitamento integral de alimentos coletados nas feiras e supermercados, oportunizando receitas e degustação dos alimentos ao público presente.

O Pcodepa integra as ações voltadas para a segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade. O programa realiza a coleta em supermercados, feiras ou estabelecimentos parceiros que possuem FLV’s (frutas, verduras e legumes) que não são comercializados, mas têm qualidade para consumo. Os alimentos são doados para as Entidades sem fins lucrativos, cadastradas no Programa.

Fotos: Isaac Maia / Sepror

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo