Enquanto o país reduziu 3,4%, o Amazonas alcançou redução de 8,2% entre 2022 e 2023

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na quinta-feira (18/07), mostram que o Amazonas está entre os 10 estados brasileiros que mais reduziram as Mortes Violentas Intencionais – homicídios, latrocínio, homicídio e lesão corporal seguida de morte – (MVIs), entre os anos de 2022 e 2023. As reduções reforçam o compromisso do Governo do Amazonas, por meio das Forças de Segurança Amazonense, em trabalhar para fortalecer a segurança da população.

Os números apresentados mostram que o resultado alcançado pela Secretaria de Estado de Segurança (SSP-AM), Polícia Militar (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM) com apoio do Corpo de Bombeiros (CBMAM) e Departamento de Polícia Técnico-Científica, (8,2) é mais que o dobro da média nacional, que foi de 3,4. Os dados mostram, ainda, que na região Norte, apenas o Amazonas e Roraima alcançaram pelo terceiro ano seguido essas diminuições.

“Não temos dúvida que estamos no caminho correto e os números do Anuário nos dizem isso. Estamos vindo de uma sequência de reduções, principalmente, nos crimes contra a vida e estamos trabalhando em apoio a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica com o Corpo de Bombeiros para melhorarmos ainda mais a segurança para a população amazonense”, destacou o secretário de segurança do Amazonas, coronel Vinícius Almeida.

Reduções

Entre os dados divulgados pelo anuário, o Amazonas aparece como o 9º estado brasileiro que mais reduziu as mortes violentas. Além disso, o estado apresentou 36% redução dos crimes de latrocínio, queda que representa a 10ª maior diminuição do país e a 3ª maior da região Norte.

O anuário também mostrou que o estado alcançou a 6% de redução nos crimes de lesão corporal seguida de morte, sendo a 4ª maior da região Norte.

Em relação às mortes decorrentes de intervenção policial, o Amazonas alcançou 40,4%, a maior queda registrada no país.

FOTOS: Divulgação/SSP-AM

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo