Medida vale para pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso da chamada PrEP

Pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso do medicamento para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem receber a vacina contra o HPV – papilomavírus humano. A informação consta na nota informativa nº38/2024, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto, divulgado nesta sexta-feira (19/07) e disponível no site www.fvs.am.gov.br.

A medida segue a nota técnica nº101/2024 do Ministério da Saúde e visa auxiliar na prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres causados pelo HPV.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a vacina contra o HPV é a principal arma de combate ao câncer do colo do útero e agora vai ser estendida para o público que faz uso do PrEP. “Estamos ampliando o público que vai receber a imunização e essa é uma medida de extrema importância. Faço um apelo para que todas as pessoas, dentro do perfil estabelecido, se dirijam a um posto de saúde para receber a vacina”, apelou.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a imunização deve começar assim que os municípios estiverem preparados para realizar a aplicação. “Cada secretaria municipal de saúde tem autonomia para desenvolver a melhor estratégia para alcançar este novo público. É importante salientar que todos os municípios já dispõem do imunizante em sua rotina de vacinação,” ressalta Tatyana.

De acordo com Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, atualmente há 1.582 pessoas no Amazonas utilizando a (PrEP). “A PrEP é uma excelente estratégia de prevenção para pessoas a partir de 15 anos, que é feita através de um comprimido diário ou sob demanda, porém, ela só protege contra o HIV. Quando se tem a oportunidade de somar prevenções a outros agravos, este é o cenário ideal, especialmente em uma população sexualmente ativa”,avalia Alexsandro.

Quem pode se vacinar contra o HPV

O Ministério da Saúde desde maio adotou o esquema de dose única para crianças e adolescentes imunocompetentes como medida para intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações causadas pelo HPV.

. Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos;
. Pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV e AIDS, pacientes oncológicos, pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR) e transplantados, que necessitam de três doses.
. Pessoas imunocompetentes de 15 a 45 anos que foram vítimas de violência sexual, também com esquema de três doses; e
. Pessoas que fazem uso do medicamento para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), de 15 a 45 anos, desde que apresente receita de PrEP com data dos últimos 4 meses. A receita de PrEP poderá ser prescrita por enfermeiros, farmacêuticos ou médicos.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo