No total, foram autuadas 161 motocicletas, 70 veículos pesados e 56 micro-ônibus
Da sexta-feira (02/08) a domingo (04/08), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização da instituição, abordou 757 veículos, resultando na autuação de 161 motocicletas, 70 veículos pesados e 56 micro-ônibus, entre as zonas norte, leste e oeste.
De acordo com o coordenador geral da Fiscalização do Detran Amazonas, Arthur Cruz, das 161 autuações referentes a motocicletas, as mais recorrentes foram: condutores e passageiros sem o capacete de segurança (71 casos), moto sem o retrovisor (32 casos) e dirigir com calçado inadequado (16 casos).
“Além disso, foram registradas outras infrações tais como descarga livre, retornos irregulares sobre faixas de pedestre e canteiros divisores de pista, e alterações no sistema de iluminação do veículo. Reforçamos a importância de os condutores respeitarem o que consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com um único objetivo: salvar vidas”, comenta Arthur Cruz.
Ainda de acordo com o coordenador geral da Fiscalização, entre os 56 micro-ônibus autuados, foram registrados 28 casos de ausência do Curso de Transporte Coletivo de Passageiros, 19 casos de ausência de tacógrafo (dispositivo que monitora tempo de uso, distância percorrida e velocidade desenvolvida), sete casos de tacógrafos inoperantes e/ou ineficientes e dois condutores com exame toxicológico vencido.
Entre os carros de passeio, as infrações mais comuns foram: dirigir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (19 casos), deixar de manter acesa a luz baixa (dez casos), placas ilegíveis ou não visíveis (seis casos) e dirigir sob a influência de álcool (seis casos).
FOTOS: Divulgação/Detran-AM