Cidades situadas nas calhas do Juruá e Solimões são alguns dos focos da ação

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participou nesta terça-feira (06/08) de uma reunião de alinhamento sobre Compras Emergenciais Institucionais visando mitigar os efeitos do atual período de estiagem, sobretudo nos municípios situados nas calhas do Juruá e Solimões.
A coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Sepror participou do encontro de preparativos para enfrentamento do problema da estiagem que tende a se agravar durante os próximos meses. O encontro aconteceu na superintendência da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), na avenida Ministro Mário Andreazza, 2196, no Distrito Industrial.

Segundo o coordenador do PAA Amazonas da Sepror, Juliano Osawa, inicialmente foi definida a aquisição junto a agricultores familiares, indígenas e povos e comunidades tradicionais, cadastrados no PAA Convencional e PAA Indígena, tendo como objetivo intensificar a aquisição de imediato das culturas com maior tempo de durabilidade para consumo humano, como jerimum e farinha de mandioca.
“Foi citado também o pirarucu seco com opção de garantia de alimento para famílias que poderão ser atingidas com maior severidade pela estiagem, mas este é um tema que ainda precisa ser discutido melhor para que seja posto em prática com segurança”, destacou Juliano.
Estiveram presentes no encontro o procurador da República (MPF), Fernando Meloto Soave, membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Associações e Cooperativas envolvidas nos programas coordenados pela Conab no Amazonas.

FOTOS: Divulgação/Sepror

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo