Mostra que abrange obras dos estados da Amazônia Legal ganha nome do teatrólogo

Neste ano, o Festival de Teatro da Amazônia (FTA) apresenta uma mostra em homenagem ao teatrólogo Chico Cardoso. A nova categoria abrange produções dos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A 18ª edição do evento acontece entre 29 de setembro e 13 de outubro.

O FTA é apresentado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução, e Nubank e realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

“Em homenagem ao legado de Chico Cardoso, decidimos nomear uma das mostras do Festival de Teatro da Amazônia em sua honra. A Mostra Chico Cardoso agora será um espaço dedicado a contemplar e promover artistas de teatro da Amazônia Legal. Essa homenagem é uma forma de perpetuar a contribuição inestimável que Chico fez ao teatro e à cultura da nossa região”, explica Árlisson Cruz, integrante da diretoria da Fetam.

Árlisson Cruz enfatiza que Chico Cardoso sempre foi um defensor das artes e da valorização do talento local. “Acreditamos que essa mostra é uma maneira de continuar seu trabalho, celebrando a diversidade e a riqueza cultural que ele tanto apoiou”, complementa o organizador.

Kelly Vanessa, que também compõe a diretoria da Fetam, reforça que o teatrólogo foi um dos fundadores da entidade. “Acredito muito na importância de fazer o nome dele ser lembrado nessa edição comemorativa, ele foi um dos artistas começou com essa força da região Norte”, comenta a atriz. “A junção dos estados foi um elo no início para se pensar o fazer teatral na Amazônia. Chico Cardoso foi destaque em várias frentes das Artes Cênicas”.

A programação do Festival de Teatro da Amazônia conta com 30 espetáculos, 14 trabalhos na Mostra Jurupari, uma competição dedicada aos trabalhos inéditos produzidos no Amazonas, e dividida em oito produções da categoria adulto e seis da categoria infâncias; dez obras nacionais na Mostra Ednelza Sahdo e seis montagens na Mostra Chico Cardoso, que abrange produções dos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Os editais de seleção dos espetáculos para as mostras estão disponíveis no link https://linktr.ee/FETAM. As inscrições online podem ser feitas até 30 de agosto. Os projetos vão ser analisados pela comissão de seleção de acordo com os critérios de qualidade artística, técnica e estética; concepção do espetáculo; currículo/Portfólio do proponente; e originalidade da encenação.

O resultado vai ser divulgado no site da Federação de Teatro do Amazonas (www.fetam.com.br).

Chico Cardoso

O teatrólogo Chico Cardoso morreu aos 62 anos, em outubro de 2023. Ao longo da trajetória, atuou como ator, diretor teatral, dramaturgo, bailarino, coreógrafo, artista plástico, folclorista e carnavalesco, além de compor a Comissão de Arte dos bumbás Caprichoso e Garantido. Foi subsecretário de Cultura da Cidade de Parintins e esteve à frente do grupo Origem no teatro.

FOTOS: Divulgação

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo