Equipe internacional conheceu instalações do Lacen-AM e da sede da instituição
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, na terça-feira (10/09) e nesta quarta-feira (11/09), a visita de profissionais da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Usaid na sigla em inglês.
Os profissionais do órgão conheceram as instalações da sede da FVS-RCP, na terça-feira (10/09), e do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), nesta quarta-feira (11/09), e tomando conhecimento sobre os programas e projetos realizados pela instituição na vigilância em saúde do Amazonas.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a visita da Usaid é oportunidade de mostrar o trabalho que está sendo desenvolvido na vigilância em saúde do Amazonas. “A visita reforça a transparência e a atuação na busca de soluções para os desafios de saúde pública enfrentados pela região amazônica, que também pode ser realizada por meio de parcerias interinstitucionais”, destaca Tatyana.
Compondo a comitiva internacional, o diretor da Usaid Brasil, Mark Carrato, destacou que a visita técnica visa parcerias institucionais. “Estamos para aprender mais sobre os programas da FVS-RCP, como funcionam essa vigilância de enfermidades e como o sistema está integrado no total. Estamos para buscar novas parcerias e como poderíamos trabalhar junto para combater as enfermidades na região”, afirmou.
Durante a visita, a FVS-RCP apresentou a atuação de combate e ações preventivas a doenças, levando em consideração a promoção e proteção à saúde do Amazonas, por meio da abordagem de saúde única que considera a conexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiente. Os programas e projetos integram ações de vigilâncias epidemiológica, sanitária, laboratorial, ambiental e controle de doenças, incluindo educação, capacitação e pesquisa.
FOTO: Anne Alves/FVS-RCP