Serviços ofertados pelo Nise, Ceams, Casp, Seduc Atende e pelo Provão Eletrônico estiveram na ação
Auxiliando a população amazonense com orientações, atualizações cadastrais e agendamentos, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar esteve em mais um Governo Presente neste sábado (28/09), que aconteceu na Escola Estadual (EE) Jairo da Silva Rocha, bairro São José Operário, zona leste de Manaus. A ação contou com a presença do governador Wilson Lima e da da secretária de Educação Arlete Mendonça.
O Núcleo de Atendimento de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), a Comissão Permanente de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual (Ceams) e a Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (Casp) estiveram presentes na ação com orientações, bem como com a realização de atendimentos com psicólogos e assistentes sociais.
Os profissionais do “Seduc Atende” também participaram desta edição com serviços de atualização cadastral e informações sobre os programas educacionais.
A Secretaria de Educação também deu continuidade às inscrições para aplicação das avaliações do Provão Eletrônico. Nesta 16ª edição, também ocorreu a entrega de certificado de conclusão de Ensino Médio do estudante Dario Stuart Valles Lao.
Segundo a secretária de Educação, Arlete Mendonça, esta edição do Governo Presente, assim como as anteriores, buscou levar à população do bairro São José Operário a oportunidade de ter acesso aos serviços que eles não conseguem durante a semana.
“Estamos aqui na conclusão da 16ª edição do Governo Presente e, juntamente com o governador Wilson Lima, a Secretaria está aqui para atender a comunidade com os serviços voltados para a educação”, disse a secretária.
Educação de mãe para filho
Este Governo Presente marcou um momento de celebração muito especial para o estudante Dario Valles Lao, 19. Com o estudo interrompido durante a pandemia, Dario pode receber o certificado de conclusão do Ensino Médio por meio do Provão Eletrônico, neste sábado, e agora poderá dar continuidade ao sonho, que é iniciar a faculdade de direito.
“Eu consegui chegar até aqui graças a Secretaria de Educação e a todas as pessoas que colaboram para essa prova tão bacana que dá oportunidade às pessoas de terem uma segunda chance, concluir o Ensino Médio e conseguir um emprego digno”, disse o estudante.
O estudante recém certificado foi à ação acompanhado pela mãe Verônica Valles Lao. Vendedora ambulante, a mãe de Dario, assim como ele, encontrou no Provão Eletrônico a oportunidade de dar prosseguimento aos estudos. Para ela, ver o filho conquistar o certificado foi um motivo de inspiração e confirmação de que nunca é tarde para estudar, o que a incentiva a terminar as disciplinas que faltam para concluir o Ensino Médio, assim como o filho.
“O Provão Eletrônico ajudou muito, foi uma benção e agora ele já realizou seus estudos, está formado e eu estou atrás dele também. Ainda faltam algumas matérias e eu também estarei sendo abençoada para terminar meus estudos”, disse Verônica.
FOTOS: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar