Projeto vai beneficiar grupos de idosos de Manaus e Região Metropolitana¬

Estudos científicos mostram que o contato com a natureza estimula o bem-estar mental e físico. Pensando nisso, o Governo do Amazonas lançou, nesta sexta-feira (04/10), o projeto “Pé na Estrada – Conectando a Pessoa Idosa com a Natureza”, que proporcionará atividades e turismo rural para os 80 grupos de idosos e envelhecentes cadastrados na Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Ao todo, serão beneficiados 5 mil idosos e envelhecentes da capital e de cinco municípios da Região Metropolitana de Manaus: Rio Preto da Eva, Iranduba, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Novo Airão. O foco é realizar ações voltadas para questões ambientais e lazer sustentável, com trilhas educativas, empreendedorismo rural, cultivo de hortaliças, colheita de frutas, entre outras atividades.

A Fazenda Santa Rosa, situada na Estrada do Caldeirão, KM 5, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) foi aprovada no Edital de Chamamento aberto pela Sejusc e vai receber os idosos para as atividades a partir da segunda-feira (07/10).

O Pé na Estrada integra o programa EnvelheSer 60+, que desenvolve atividades para a informação, cuidado e garantia de direitos de idosos e envelhecentes. O calendário de visitas será coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi).

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destaca que o projeto estreita o contato dos idosos com as atividades rurais e mais interação entre os grupos.

“Estamos iniciando com um grupo de pouco mais de 200 idosos e, no decorrer desses próximos meses, esse público de 5 mil idosos será atendido. A Fazenda Santa Rosa foi contemplada por meio de uma chamada pública. O Governo do Amazonas tem enfatizado o atendimento a todas as pessoas, mas, prioritariamente, também ao público idoso”, destacou Jussara.

EnvelheSer 60+

O programa foi lançado pelo Governo do Amazonas para beneficiar a população idosa. Ele é voltado a dar apoio à rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, além de levar saúde, lazer e bem-estar a idosos e envelhecentes.

A iniciativa tem três eixos de atuação: atendimento às vítimas de violência e garantia de direitos; prevenção e enfrentamento à violência, e com interiorização das políticas; promoção da saúde, bem-estar, e autonomia financeira. Para cada eixo, a Sejusc está desenvolvendo estratégias de forma coordenada.

FOTOS: Ygson França/Sejusc

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo