Até 29 de novembro, as unidades móveis ficarão instaladas nas zonas oeste e sul de Manaus
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, através das unidades móveis do órgão, mais de 26 mil exames de imagens, entre ultrassonografias, mamografias e tomografia, de janeiro a outubro deste ano, no Estado. As duas Carretas da Saúde e a de Tomografia passaram por todas as zonas da capital. As Carretas da Saúde também atenderam nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Iranduba, Presidente Figueiredo e Parintins.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que as carretas realizam um importante serviço, que facilita o acesso da população aos exames e agiliza os atendimentos, tornando a rede ainda mais eficiente. “Esse é um serviço que vai continuar ao longo de 2025 e que deve ser ampliado, chegando a outros municípios, como tem determinado o governador Wilson Lima”, observa.
A SES-AM mantém três unidades móveis. São duas Carretas da Saúde com oferta de mamografia e ultrassonografia (de abdômen total, abdômen superior, tireóide, mama, próstata via abdominal, aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica). A outra carreta é de tomografia, com exames de tórax, abdômen, crânio, pelve, extremidades e colunas cervicais, torácicas e lombossacrais.
Entre as beneficiadas pelo serviço da Carreta da Saúde está a moradora de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) Delsivania Rodrigues, de 42 anos. Ela realizou o exame preventivo de mamografia pela primeira vez, durante a passagem da carreta pelo município, em maio deste ano. “Quando soube da carreta fui até o endereço, na intenção de ter mais informações e já realizei o exame. Foi tudo muito rápido e com excelente atendimento dos técnicos”, contou.
Programação
Até 29 de novembro, as Carretas da Saúde estão realizando atendimento nas zonas oeste e sul de Manaus. As unidades móveis vão ofertar 4.800 exames de mamografia, ultrassonografia e tomografia.
Uma das Carretas da Saúde está posicionada no estacionamento do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste, localizado na avenida Brasil, bairro Compensa. A expectativa no local, de acordo com a SES-AM, é realizar 1.650 exames, sendo 900 ultrassonografias e 750 mamografias.
A outra Carreta da Saúde e a de Tomografia estão no estacionamento do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, próximo ao antigo Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), na avenida Leopoldo Peres, bairro Educandos, zona sul.
FOTOS: Evandro Seixas e divulgação SES-AM