Foram destinadas rações para aves e bovinos, entregas de equipamentos agrícolas, crédito rural, sementes, entre outros

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, nesta terça-feira (10/12), mais de 15,4 toneladas de ração para aves e bovinos a produtores rurais do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, a iniciativa visa fomentar a cadeia produtiva da avicultura e da pecuária de forma sustentável, com entregas de suplemento alimentar para os pequenos produtores rurais que possuem vocação na atividade.

“Alavancar o setor primário é uma das determinações do governador Wilson Lima. Seguimos firme em apoiar os produtores rurais em suas atividades produtivas, principalmente aqueles que foram afetados pela severa estiagem. Essa é a mão amiga do Governo do Amazonas”, diz Daniel.

Durante a solenidade, que comemora o aniversário de 43 anos de Iranduba, foram entregues 240 sacos de suplementação alimentar nutricional para aves, em fase de desenvolvimento inicial e final, totalizando 12 toneladas, para 30 avicultores.

O avicultor Antônio Lima diz que atualmente, na avicultura de postura, produz 240 ovos diários, com mais de 200 aves em sua granja, e que com as entregas dos insumos, vai alavancar ainda mais sua produção.

“Hoje a Sepror nos entregou ração para incentivar nossa produção de aves, neste momento difícil da estiagem. Esse apoio vai nos ajudar muito, nós que somos pequenos avicultores é essencial para dar continuidade e fortalecer a atividade”, comenta Antônio.

Para incentivar a atividade da pecuária, foram entregues 68 sacos de farelo de soja, totalizando 3,4 toneladas de alimentos destinados a 10 produtores rurais.

“Agradeço ao governador do Amazonas, Wilson Lima, por esse incentivo, apoiando o agricultor familiar, e nos incentivando a produzir ainda mais. Eu que possuo 10 bovinos, esse suplemento alimentar vai me ajudar muito”, finaliza a produtora Maria Nascimento, beneficiada com ração para pecuária.

No evento, também foram entregues carteiras do Produtor Rural; Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), alevinos, calcário, maquinários agrícolas, certificados de cursos de capacitação, sementes de hortaliças, entre outros.

“Fizemos várias entregas voltadas o setor primário em Iranduba. Todo esse investimento vai proporcionar melhores condições de trabalho para o agricultor familiar, o avicultor, o pecuarista, para que todos eles produzirem alimentos de qualidade, visando abastecer as mesas das famílias amazonense”, finaliza o gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) de Iranduba, Jean Cavalcante.

A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Iranduba, Sepror e Idam, e com o apoio da Agência de Fomento (Afeam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), Banco da Amazônia (Basa), Câmara de Vereadores de Iranduba, Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Agroam e Polícia Civil.

FOTOS: Isaac Maia/Sepror

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo