A 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) acontece de 28 de setembro a 5 de outubro, no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, no km 2 da BR-174, em Manaus. A feira deve receber 260 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 230 milhões em negócios, reunindo produtores, empresas e consumidores.
“A Expoagro é uma vitrine do produtor rural e uma oportunidade de mostrar tudo o que está sendo desenvolvido no setor. Também é um espaço para comercialização e para atrair novos negócios. Este ano, mais uma vez, garantimos a isenção do ICMS durante a feira, o que ajuda pequenos e médios produtores a investirem e expandirem suas atividades”, destacou o governador Wilson Lima durante o lançamento oficial no sábado (30).
Serão 58
0 estandes com produtos e serviços do setor agropecuário; Feira de maquinários, exposição de animais, torneios leiteiros e rodeio; Rodadas de negócios e científica; Capacitações voltadas a produtores e empreendedores; Feira de produtos regionais e programação cultural e esportiva, incluindo a 2ª Corrida da Expoagro (28/09), com percursos de 5 km e 10 km, e o Festival Artistas da Terra, com mais de 30 atrações musicais e artísticas.
Durante os oito dias, todos os produtos vendidos na feira terão isenção de ICMS. A medida deve reduzir preços de maquinários, insumos agrícolas e de pesca, animais e materiais de piscicultura, estimulando a modernização das atividades.
Três queijarias amazonenses — Tradução D’Lourds e Queijaria Original (Autazes) e Queijaria Macurany (Parintins) — foram selecionadas para o Mondial Fromage Tours 2025, em Paris. Juntas, elas acumulam prêmios nacionais e estarão na Expoagro apresentando seus produtos.
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) entregou, durante o evento de lançamento, o certificado de registro do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) para a unidade de beneficiamento Ovos Imperatriz, de Iranduba. O selo garante que os alimentos seguem padrões higiênico-sanitários.
Também foi anunciado que o Amazonas recebeu da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) o título de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, reconhecimento que aumenta a confiança nos rebanhos e abre novos mercados para a carne do estado.
Próximos eventos
Antes da Expoagro, nos dias 2 e 3 de setembro, o Centro de Convenções Vasco Vasques sedia o 1º Agro Amazonas – Defesa Agropecuária, com palestras e especialistas discutindo temas como segurança alimentar, inovações digitais no campo e defesa vegetal e animal.
*Com informações da Agência Amazonas



