Mais de 30 órgãos estaduais participaram da ação, que levou serviços de cidadania, saúde, crédito e lazer à zona rural da capital. (Fotos: Paula Pessoa/UGPE)

Mais de 7,3 mil atendimentos foram realizados durante a 30ª edição do programa Governo Presente, no último sábado (31/01), no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus. A ação ocorreu na Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels e beneficiou moradores da área urbana, além de cerca de 15 comunidades rurais e ribeirinhas da região.

Ao todo, mais de 30 secretarias e órgãos estaduais participaram da iniciativa, oferecendo serviços como emissão de documentos, atendimentos de saúde, orientação sobre acesso a crédito, assistência social, regularização fundiária, atividades de lazer e ações voltadas ao empreendedorismo.

O programa Governo Presente é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com a Unidade de Gestão Integrada (UGI) e a Casa Civil, com apoio da Secretaria de Educação e Desporto Escolar.

Segundo o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, a ação tem como objetivo aproximar os serviços públicos da população.

“É uma iniciativa que já percorreu diversas zonas da cidade, garantindo acesso rápido e direto às políticas públicas, especialmente para quem enfrenta dificuldades de deslocamento durante a semana”, afirmou.

Moradores de comunidades como Jatuarana, Mainã, Santa Luzia, Menino Jesus, Boa Vista, São Sebastião, Brasileirinho, União e Progresso estiveram entre os atendidos.

A dona de casa Nilza Ferreira, de 48 anos, aproveitou a ação para emitir a carteira de identidade da filha. “Minha filha foi bem atendida. Durante a semana, eu não conseguia resolver isso. Já participei de outras edições e sempre funciona bem”, relatou. Ao todo, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) realizou 644 atendimentos relacionados à emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Já a dona de casa Valéria Lima, de 33 anos, moradora da comunidade Bela Vista, utilizou os serviços de beleza oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

“É difícil encontrar tempo durante a semana. Hoje aproveitei e fui muito bem atendida”, contou. O Cetam realizou 280 atendimentos, incluindo esmaltação, corte de cabelo e massagem.

Saúde

Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 949 atendimentos presenciais nas especialidades de ginecologia, oftalmologia e clínica geral. Também foram ofertadas teleconsultas em ginecologia e ortopedia, além de exames, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Moradora da Vila Puraquequara, Raimunda Costa, de 63 anos, destacou a facilidade de acesso.

“Achei maravilhoso ter esse atendimento perto de casa. Já passei pelo médico e vou aproveitar outros serviços”, disse.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou 40 atendimentos, com 160 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C. Também foram distribuídos 4.500 preservativos externos, 1.380 unidades de gel lubrificante e 48 autotestes de HIV, além de orientações sobre PrEP e PEP.

A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) disponibilizou 301 senhas para castração solidária de cães e gatos, por meio do Castramóvel.

Cidadania

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) atendeu cerca de 1.271 pessoas, oferecendo serviços como emissão de declarações de hipossuficiência, regularização de CPF, atendimentos psicológico, social e jurídico, além de orientações sobre o programa Empreender no Envelhecer.

A Secretaria de Educação e Desporto Escolar disponibilizou serviços de agendamento do Provão Eletrônico, atualização cadastral de alunos e atendimento pelo Seduc Atende.

O Detran-AM ofereceu serviços de licenciamento, transferência de veículos, emissão do CRLV-e, marcação de provas e inscrições gratuitas em cursos da Escola Pública de Trânsito (Eptran).

Empreendedorismo e crédito

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) apresentou ações do Mais Crédito Amazonas e do Programa Limpa Crédito, com renegociação de débitos e condições diferenciadas de pagamento.

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) realizou 386 atendimentos, com orientações sobre o Crédito Rosa, cursos do Projeto Padaria Artesanal e a entrega de 200 kits do Programa Dignidade Menstrual, além do Cartão Auxílio Estadual.

A Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) realizou 52 atendimentos, incluindo renegociação de dívidas habitacionais pelo Refis e orientações sobre o programa Amazonas Meu Lar. Já a Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) atendeu 42 pessoas com orientações sobre regularização fundiária.

Bem-estar, lazer e outros serviços

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) realizou atendimentos de fisioterapia, triagens e encaminhamentos para programas esportivos. A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) promoveu ações educativas voltadas ao envelhecimento saudável.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa levou atividades recreativas e a Feira de Economia Criativa ao local.

Entre outros serviços, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) distribuiu 4,5 toneladas de tambaqui e realizou a Feira de Produtos Regionais, que atendeu cerca de mil pessoas. O Idam prestou orientações técnicas a produtores rurais, enquanto o Procon-AM realizou atendimentos consumeristas.

A Controladoria Geral do Estado (CGE), a Amazonprev, a Setemp e a Cosama também participaram da ação, que levou ainda água tratada à população por meio de máquina purificadora e mais de cinco mil copos envasados.

*Com informações da Agência Amazonas

Notícias relacionadas

Acessar o conteúdo