Policiais da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que atuam em bairros da zona leste de Manaus, têm buscado estreitar os laços com as comunidades que atendem como forma de melhorar o trabalho de policiamento realizado pela companhia. Com isso, rondas comunitárias nas proximidades de escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e comércios têm se tornado constante, além da utilização de aplicativos de mensagens para estreitar o relacionamento.

A 30ª Cicom, localizada na rua Manjericão, no bairro João Paulo I, atende também aos bairros João Paulo II, Jorge Teixeira 3ª e 4ª etapas, Cidade de Deus 1ª e 2ª etapas, Val Paraíso, Comunidade Santa Inês e comunidades do Ramal do Brasileirinho. Moradores dessas localidades podem entrar em contato por meio do 190 ou do telefone 98842-1732, linha direta criada pela companhia para atender o cidadão mais rapidamente.

São realizadas rondas rotineiras nas proximidades das 43 escolas e 11 UBSs existentes nos bairros de abrangência da Cicom. Os policiais também estão, diariamente, em contato com os comerciantes dessas áreas, com a realização, inclusive de pesquisa sobre pontos que podem otimizar o trabalho das guarnições policiais.

O comandante da companhia, Major Daniel Segadilha, explica que o trabalho mais aproximado da população tem surtido resultados. “Queremos, prioritariamente, dar uma sensação de segurança para a população, inibindo a ação da criminalidade”. Segundo o comandante, o trabalho mais aproximado com visitas e a comunicação por mensagem instantânea via grupos fortalece a atividade policial e permite que eles tenham maior noção de onde as ações devem ser intensificadas.

FOTOS: ERIKSON ANDRADE/SSP-AM

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo