Uma apresentação da banda Revitalizar, composta por seis reeducandos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) inseridos no programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, marcou o encerramento da programação alusiva ao Dia das Mães, nesta segunda-feira (10/05). As celebrações estavam sendo realizadas nas unidades prisionais do Estado desde a última semana, e foram finalizadas na sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com uma homenagem dos internos às mães servidoras.
Coordenada pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) e pela Coordenadoria de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas (CSSPAM), a celebração de hoje teve como objetivo proporcionar às mães uma singela homenagem pelos seus esforços e dedicação para a melhora do sistema penitenciário.
As internas das unidades prisionais femininas também prestaram suas homenagens, proporcionando uma sessão de beleza que envolvia desing de sobrancelhas, esmaltação de unhas e escovação de cabelos, conhecimentos que puderam obter por meio de cursos ofertados pela Seap nas unidades. Além disso, houve também palestras e dinâmicas realizadas por representantes do Instituto da Mulher Dona Lindu, e distribuição de rosas e sabonetes ornamentais, confeccionados pelos internos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e dos Centros de Detenção Provisória Masculinos 1 e 2 (CDPMs 1 e 2), para as mães que estavam presentes.
A comemoração contou ainda com a presença do secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida; do secretário-executivo, tenente-coronel Paulo César Gomes; e do secretário-executivo adjunto, coronel André Luiz Barros Gioia. Também estavam na ocasião, a coordenadora da CSSPAM, Alyne Botelho, e a chefe do Deresc, Keyla Prado.
Em seu discurso, Vinicius Almeida destacou o grande papel que as mães desempenham na sociedade atual e o esforço das mães servidoras da Seap, que mesmo tendo que dividir sua atenção, conseguem desempenhar suas funções com brilhantismo. “Quero parabenizar a todas as mães que se fazem presentes hoje aqui, vocês têm um papel fundamental no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e correta”, disse.
Programação nas unidades – Ao longo da última semana, a Seap realizou diversas ações nas recepções das unidades prisionais para as mães dos custodiados. Elas foram homenageadas por meio da distribuição de flores confeccionadas por seus entes e apresentação de canções.
FOTOS: Divulgação/Seap