As palestras são divididas por faixa etária e série de crianças e adolescentes
Aproximadamente três mil alunos da rede pública de ensino foram alcançados por palestras de combate à violência e às drogas, realizadas pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A ação social ocorreu no conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona norte de Manaus.
As palestras foram iniciadas no dia 24 de setembro e se estenderam até a sexta-feira (1º/10). A iniciativa faz parte das estratégias desenvolvidas pelo Governo do Estado e em atendimento aos projetos sociais, que visam impedir que crianças e adolescentes migrem ou que sejam cooptados pela criminalidade.
Em uma semana, quatro escolas foram alcançadas pelo projeto, sendo duas municipais como as unidades Zilda Arns e Viviane Estrela, e duas estaduais, o Colégio da Polícia Militar VI e Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga, sendo um total de 80 turmas da educação infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental.
As palestras são desenvolvidas de acordo com a faixa etárias dos alunos. Para estudantes da educação infantil e séries iniciais, são apresentados cartazes com temas voltados para apresentação das regras e sinalização de trânsito, cuidado ao sair de casa, cuidados em casa, no que diz respeito ao manuseio de produtos alimentícios e não-alimentícios, e como lidar com as emoções.
Os alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental recebem palestras sobre como fazer escolhas seguras e responsáveis e se manterem longe das drogas e da violência. Todas as escolas do Conjunto Residencial Viver Melhor são atendidas pelos policiais militares, instrutores do Proerd.
FOTOS: Divulgação/PMAM