A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), responsável oficialmente por gerir as temporadas de cruzeiros no Estado desde 2003, informou por meio de nota que aguarda a publicação de uma nova portaria interministerial para que seja autorizada a temporada de cruzeiros no Amazonas em 2022.

Segundo a Amazonastur, a portaria nº 658 de 5 de outubro de 2021 do Governo Federal autorizou “apenas o transporte aquaviário de passageiros, brasileiros ou estrangeiros, exclusivamente na costa brasileira, o que não é o caso dos cruzeiros provenientes dos Estados Unidos e Caribe que adentram o estado. Em virtude disto, houve o cancelamento de 5 navios que trariam 9.334 visitantes ao Amazonas em janeiro desde ano”, diz a nota.

A Amazonastur explica que continua atuando oficialmente junto ao Ministério da Saúde para viabilizar as operações dos 6 navios que estão previstos para ancorar no Amazonas a partir de março 2022, conforme dados das operadoras de turismo. Juntos, eles somam um total de 7.301 visitantes (entre passageiros e tripulantes), com a previsão de movimentar US$ 602 mil (R$ 3.389.440,60) no estado. Valor este 67,48% menor do que a temporada de 2019/2020).

O Governo do Amazonas destaca ainda que as recomendações dos órgãos de vigilância em saúde devem ser seguidas a fim de preservar a população e reforça que as estratégias de vacinação no estado estão sendo fortalecidas com campanhas e medidas de busca ativa da população.

 

Texto: Natália Freire

Foto: Natália Freire

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo