Unidade de Conservação recebeu ação integrada nesta semana, para comunitários

Moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Cujubim – uma das 42 Unidades de Conservação geridas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) – receberam uma ação integrada, entre os dias 13 e 14 de agosto. A iniciativa levou atendimento rural aos comunitários e também na área da saúde.

“Esse atendimento é muito importante para as comunidades tradicionais da RDS do Cujubim que, por estarem dentro da Reserva e mais distantes da sede municipal, carecem de alguns serviços. Para isso, a integração do poder público do Estado e da Prefeitura são fundamentais”, disse Raimundo Evangelista, gestor da RDS.

A ação ocorreu nas comunidades de São Francisco do Paraíso e Cobiçado, mobilizando moradores das localidades e áreas de entorno. O mutirão de saúde ofereceu atendimento médico, testes rápidos, atendimentos de enfermagem, atualização de vacinas, teste glicêmico, exames para malária e, ainda, vacinação antirrábica para animais.

Os atendimentos foram viabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Jutaí. Ao todo, 44 pessoas foram vacinadas, com 77 doses de vacinas. Um total de 80 atendimentos médicos e 30 atendimentos de enfermagem foram realizados. Além disso, 50 testes rápidos e 10 testes de glicemia foram efetivados. Durante a ação, 11 cachorros foram vacinados com antirrábica.

Um dos moradores mais antigos da RDS, Francisco Teixeira, celebrou a ação. “Eu acho muito bom, porque nem sempre a gente consegue ir para a cidade fazer uma consulta, tomar uma vacina. Então estou feliz”, contou.

Atendimento rural

Além dos atendimentos voltados à saúde das comunidades, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam) também estiveram presentes para iniciar os processos de emissão de Cartão do Produtor Primário (CPP) e de registro do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Ao todo, 13 famílias foram beneficiadas.

Planejamento comunitário

Enquanto gestora da Unidade de Conservação, a Sema realizou uma reunião com as comunidades e, também, com membros da diretoria da Associação de Moradores da RDS do Cujubim. Na oportunidade, os presentes discutiram em plenária as ações prioritárias para 2025, com a construção de um planejamento prévio de atividades, a partir das necessidades apresentadas pelos moradores.

Monitoramento de pressões e ameaças

Além da Sema, da Associação de Moradores, do Idam e da Prefeitura Municipal de Jutaí, a iniciativa foi apoiada pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal, que realizaram o monitoramento de pressões e ameaças nas localidades da RDS.

A iniciativa atende a uma demanda das populações locais, que relataram atividades ilegais na área, em especial, de coleta de ovos de quelônios nas imediações da Reserva. Durante o monitoramento no Rio Jutaí, as equipes encontraram uma embarcação com 10 mil ovos de quelônios, que foram apreendidos, evitando o comércio ilegal dos animais.

“A Secretaria de Estado do Meio Ambiente não mede esforços, tampouco distâncias, por isso estamos realizando essa ação polivalente, com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos, apoio da Prefeitura, PM, da Guarda Municipal e do Idam. Fizemos toda uma logística para que todos pudessem chegar e participar dessa ação”, completou o gestor ambiental da Sema, Walben Júnior.

FOTOS: Divulgação/Sema

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo