A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) intensificou as ações relacionadas ao Programa Nacional de Controle e Erradicação de Raiva em Herbívoros (PNCRH), no município do Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus em linha reta). A equipe técnica da Adaf, confirmou um foco de raiva em um bovino no dia 5 de novembro.

Após a análise do mapeamento da região do referido foco, foram constatadas 120 propriedades rurais no perifoco, no raio de 12 km, as quais serão fiscalizadas.

Na próxima segunda-feira (11/11), a Adaf iniciará a atividade de imunização dos bovinos para controle do foco, enviando uma equipe de médicos veterinários e técnicos, com o objetivo de controlar, prevenir e combater com medidas de vigilância a disseminação da doença.

Sobre a doença – De acordo com a Adaf, a doença causa impacto econômico, afetando a saúde pública, uma vez que pode afetar tanto o homem quanto animais mamíferos domésticos e silvestres e, quando se há evolução da doença, invariavelmente, é fatal nos animais acometidos.

O maior transmissor do patógeno é o morcego hematófago, que se alimenta de sangue.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo