Serão ministradas nove palestras sobre pragas quarentenárias, agrotóxicos, regularização junto à Adaf e doenças em animais

Responsável por preservar o patrimônio animal e vegetal do Amazonas, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) promoverá nove palestras durante a 8ª edição da Feira de Agronegócios Nilton Lins, que acontecerá de 7 a 11 de agosto, no campus da Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. As palestras serão ministradas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e uma técnica fiscal agropecuária da autarquia.

As primeiras apresentações acontecerão no dia 7 de agosto, primeiro dia de evento, e serão ministradas pelos engenheiros agrônomos da Gerência de Defesa Vegetal (GDV), Acássio Eugênio e Wellington Soares; e pelo fiscal agropecuário engenheiro agrônomo da Gerência de Fiscalização de Agrotóxicos (GFA), Michaell Santos.

As atividades terão como temas “Monilíase do Cacaueiro e Cupuaçuzeiro: panorama geral no Estado do Amazonas”, “Mosca-da-Carambola (Bactrocera Crambolae): uma ameaça para a fruticultura amazonense e nacional”, “Raça 4 tropical da fusariose da bananeira (FOC R4T): a maior ameaça atual da bananicultura brasileira” e “Boas práticas na manipulação de agrotóxicos”. As palestras serão realizadas das 9h às 10h, das 10h às 11h, das 11h às 12h e das 14h às 16h.

No dia 8 de agosto, será a vez da palestra “Regularização do produtor junto à Adaf”, ministrada pela técnica fiscal agropecuária, Adriele Ferreira. O tema será apresentado das 8h às 9h. No mesmo dia, das 9h às 10h e das 11h às 12h, o fiscal agropecuário médico veterinário da Gerência de Defesa Animal (GDA) Antônio Jorge e a médica veterinária Nathália Oliveira apresentam as palestras “Influenza Aviária” e “Raiva dos herbívoros”.

Na sexta-feira (09/08), o médico veterinário da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) Jackson Júnior e o fiscal agropecuário médico veterinário Leonardo Nogueira Assis falarão ao público sobre o “Passo a Passo para Regularização de Agroindústrias junto ao SIE/AM” e “A importância da Fiscalização no Combate a Clandestinidade”, respectivamente, das 10h às 11h e das 11h às 12h.

O Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM) e o Selo Arte são certificações concedidas pela autarquia que garantem o cumprimento das práticas higiênico-sanitárias dos produtos certificados.

Todas as palestras são gratuitas e os interessados podem se inscrever no link https://cursosextensao.niltonlins.br.

A feira

A Feira Agropecuária Nilton Lins está em sua oitava edição e é considerada um dos principais eventos do setor primário no Amazonas. Neste ano, o evento já tem mais de 100 expositores confirmados e a expectativa dos organizadores é superar a marcar do ano passado, com mais de 50 mil visitantes por dia.

O evento agropecuário também contará com a exposição de animais e a realização de competições e torneios de hipismo e tambores. Por este motivo, a Adaf também estará presente em todas as etapas da feira: autorizando previamente sua realização, promovendo palestras e controlando a movimentação de animais.

FOTOS: Divulgação/Adaf

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo