Grupo de 17 pessoas, entre produtores e piscicultores do ramal Bons Amigos, na estrada do Puraquequara, foram contemplados

Nesta terça-feira (23/07), o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), levou o curso de Beneficiamento de Pescado aos produtores do ramal Bons Amigos, também conhecido como ramal do 14, situado na estrada do Puraquequara, na zona rural de Manaus. O curso foi realizado das 8h30 às 14h, proporcionando conhecimento e fortalecendo a cadeia produtiva da pesca.

O curso foi ministrado na sede da Associação de Piscicultores e Agricultores Familiares e contou com a participação de 17 pessoas, entre piscicultores e produtores rurais. Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas e boas práticas para o processamento e conservação do pescado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

A engenheira de pesca da ADS, Eveli Cristiane, compartilhou técnicas valiosas com os participantes. Ela ensinou a arte dos cortes precisos e o reaproveitamento inteligente do peixe. Os alunos aprenderam a preparar subprodutos como bolinhos, linguiças, picadinho de peixe e até mesmo o famoso fish burger (hamburger de peixe).

“Nossa equipe proporcionou aos associados da Apaf um curso completo sobre técnicas de retirada de espinhas de peixe. Essa habilidade é aplicável a todos os peixes de escama, desde o tambaqui, que todos conhecemos bem, até o jaraqui e a sardinha. O objetivo é agregar valor ao produto final, garantindo uma experiência gastronômica ainda mais satisfatória”, explicou.

A iniciativa da ADS busca fortalecer a piscicultura local, com cursos de capacitação para apoiar a capacidade produtiva, o uso de boas práticas sustentáveis, além de incentivar a participação dos produtores nos programas institucionais do Governo do Estado.

A agricultora e piscicultora, Vilza Sales, ressaltou a importância do curso para a comunidade. “E hoje nós participamos de um curso muito importante aqui com ADS. A melhor forma de manusear, tirar as espinhas do peixe, isso nos incentiva e abre oportunidade para a gente aprender”, ressaltou.

FOTO: Divulgação / ADS

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo