Iniciativa visou ouvir as demandas e levar incentivos a agricultores familiares de aldeias indígena
A Fundação Estadual do Índio (FEI), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), fez uma visita técnica a comunidade indígena Pajurá Maniquara, localizada no Km 42 da rodovia AM-070 (Manoel Urbano), nesta quarta-feira (14/06).
A iniciativa articulada e apoiada pela FEI visou ouvir as demandas e trazer incentivos para agricultores familiares de aldeias indígenas do Amazonas, além de outros benefícios sociais para os habitantes.
O encontro contou com a participação do diretor-presidente da Fundação, Sinésio Trovão, do diretor administrativo-financeiro, Vanderlei Alvino e do chefe do Departamento Técnico, Walmir Parintintin.
Também integrou a comitiva o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (DITER) do Idam, Radson Alves, que enxerga a ação como uma oportunidade para os indígenas trabalhadores das atividades agricultoras terem mais regularidade no seu trabalho e melhorias na infraestrutura
“Estamos aqui na comunidade para trazer políticas públicas direcionadas à agricultura familiar das famílias indígenas. Queremos que essa população possa produzir mais e melhorar seus produtos e, consequentemente, desenvolver a agricultura naquela região”, pontuou Radson.
Durante a visita, foi entregue ao agricultor indígena da etnia Kokama, Jailson Silva de Freitas, sua Carteira de Produtor Primário (CPP) que sonhava com este momento.
“ Só tenho a agradecer ao Idam e a FEI pela ação realizada na aldeia, estava tentando tirar a carteira de produtor, já tinha um ano e meio, para que eu pudesse dar continuidades às atividades rurais de maneira regular e segura ”, afirmou Jailson.
Na ocasião também, o diretor administrativo-financeiro da FEI, Vanderlei Alvino aproveitou para pontuar o trabalho que a instituição vem realizando com os povos originários das comunidades do Amazonas.
“ O objetivo do Governo do Estado é incentivar e promover o etnodesenvolvimento por meio das nossas ações e projetos que envolvem novas políticas públicas e que possam atender adequadamente às comunidades, objetivando melhorar a qualidade de vida, gerando emprego e renda dos nossos parentes”, disse Alvino.
O diretor-presidente, Sinésio Trovão, ressalta o valor de uma produção forte de agricultura familiar nas comunidades indígenas do Estado.
“Nós precisamos de alimentos de boa qualidade, ao realizarmos uma ação como esta, o Governo do Estado reforça o respeito e valorização da produção rural dos parentes”, comentou Trovão.
Paralelamente às políticas públicas de agricultura familiar, foi levado até a Aldeia Pajurá Maniquara a reforma da estrada que serve a comunidade. A cacica Mirtes Kokama, líder da aldeia com 12 anos de existência e mais de 70 indígenas, agradeceu a ação do Governo e reiterou a sua luta para trazer melhorias à sua comunidade.
“Contamos com o apoio da Fundação Estadual do Índio, por isso quero agradecer por terem recebido as demandas e prontamente terem se articulado para solucionar elas”, compartilhou Mirtes.
FOTOS: Abrahão Graham/FEI