O projeto aproximou o conteúdo teórico da realidade, tornando os conceitos químicos fáceis e atrativos

Em Manaus, estudantes produziram aromatizadores de ambientes, com diferentes essências, e detergentes, durante as aulas práticas de Química. A iniciativa, que potencializou o interesse pelo conteúdo e apresentou uma nova forma de empreender aos estudantes, foi apoiada pelo Governo do Estado, via Programa Ciência Na Escola (PCE), disponibilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Com a participação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, na zona leste da capital, o projeto foi coordenado pelo professor de Química Manoel Jeffreys.

Conforme informou o pesquisador, a ideia para o desenvolvimento do projeto surgiu para aproximar o conteúdo teórico da realidade dos estudantes, tornando os conceitos químicos mais fáceis e atrativos.

“Foi grande a contribuição na escola e na comunidade, com o início do projeto. Todos os estudantes da EJA, inclusive de outras turmas, queriam participar, experimentar, ver como faz. Como resultados, fizemos a produção de aromatizadores de ambiente e detergentes. Fizemos também produtos de limpeza, com o avanço do projeto”, comentou o professor.

Investimento na educação
Os estudantes produziram aromatizadores com diferentes essências, entre as quais, capim-limão e talco. Todos os materiais para o preparo dos produtos químicos foram utilizados de forma segura pelos estudantes com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como luvas e máscaras.

De acordo com o professor, o projeto foi um estímulo para a permanência de estudantes na escola, e o apoio da Fapeam foi importante para fomentar a execução das atividades

“A Fundação nos ajudou muito, pois precisamos de um auxílio, um incentivo, no campo da pesquisa com foco no Ensino Médio. E a Fapeam nos ajudou, principalmente, a comprar os materiais que não tínhamos na escola. E ajudou as estudantes que são da EJA, onde a desistência é muito grande. Conseguimos através do projeto incentivar estudantes que queriam desistir dos estudos”, celebrou o professor.

Participação
Iniciado em julho e concluído em dezembro de 2022, o projeto, nominado “Produção de aromatizadores com foco no ensino da Química Orgânica para estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA”, contou com a participação de duas alunas bolsistas de Iniciação Científica Tecnológica Júnior.

PCE
A iniciativa foi apoiada pela Fapeam, via edital nº 004/2022 do Programa Ciência na Escola.

Um novo edital do PCE está aberto pela Fundação, para o qual serão selecionados 700 projetos, sendo 250 de escolas estaduais e municipais de Manaus e 450 de escolas estaduais do interior do Amazonas.

O programa é direcionado a professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus.

Mais informações sobre o novo edital do PCE e submissão de propostas podem ser encontradas no site da Fapeam, no endereço www.fapeam.am.gov.br.

FOTOS: Acervo pessoal do professor Manoel Jeffreys, coordenador do projeto

SONORA: Professor Manoel Jeffreys, coordenador do projeto

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