Saúde foi um dos temas discutidos em uma reunião que o governador Wilson Lima teve nesta quinta-feira (18/04) com o governador do Acre, Gladson Cameli. O encontro foi na sede do Governo do Amazonas, na Compensa 2, zona oeste de Manaus.
O governador Wilson Lima reuniu o secretário de saúde, Rodrigo Tobias, o presidente da Associação dos Municípios, Júnior Leite, e o prefeito de Envira, Ivon Rates, para discutir parcerias entre Amazonas e Acre, principalmente na área da saúde.
Moradores dos municípios amazonenses de Envira, Itamaraty, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Pauini e Boca do Acre recorrem ao sistema de saúde pública do Acre devido à proximidade da capital, Rio Branco.
“Dentre as ações que nós estamos prevendo tem a questão dos mutirões de cirurgias. A ideia é zeramos as filas e nessa parceria os custos caem. Temos a ideia de montar polos de atendimento e facilitar a vida de quem vive naquela região”, afirmou Wilson Lima.
O governador do Acre, Gladson Cameli, enfatizou que os laços que unem as famílias acreanas e amazonenses são muito fortes, principalmente a região do Juruá. “Por isso, essa parceria é muito importante para a nossa comunidade”.
Oficina e mutirão de cirurgias – Os secretários de saúde dos municípios amazonenses e acreanos que ficam na divisa dos dois estados vão participar de uma oficina nos próximos meses, e, além disso, a ideia é realizar o mutirão de cirurgias até o mês de junho.
Além disso, o governador Wilson Lima convidou o governador do Acre para que conheça o trabalho feito no Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte (Delphina Aziz) e a experiência administrativa da unidade por meio da Parceria Público-Privada (PPP).
Consórcio – Ainda sobre saúde, o governador Wilson Lima destacou o consórcio firmado pelos governadores da Amazônia Legal que vem discutindo outras ações para melhorar a saúde nos estados, como a ideia de realizar compras conjuntas de medicamentos e insumos, em especial para atender a média e alta complexidade.
BR-319 e ZFM – O governador do Acre ainda manifestou apoio à pavimentação da BR-319 e ao modelo de desenvolvimento regional que é a Zona Franca de Manaus, importante para os estados da região norte e o Brasil.
FOTOS: DIEGO PERES/SECOM