Objetivo é prevenir a incidência de IRAS e resistência microbiana
Com intuito de levar ações visando o controle e prevenção das Infecções Relacionadas à Saúde (IRAS), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), lança, nesta segunda-feira (05/06), o Programa Estadual de Prevenção e Controle de IRAS, visando fortalecer a Vigilância em Saúde e, consequentemente, reduzir, em âmbito estadual, a incidência de IRAS e a resistência microbiana a tratamentos nos serviços de saúde.
Entre os principais objetivos do programa estão o fortalecimento e ampliação do sistema estadual de vigilância epidemiológica; a redução da incidência das IRAS, além de promover a implementação dos programas de prevenção e controle das IRAS nos serviços de saúde do estado até o ano de 2025.
A coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS/FVS-RCP), Evelyn Campelo, destaca algumas das ações estratégicas para o fortalecimento do sistema de vigilância epidemiológica das IRAS. “Essas ações visam o monitoramento de notificações de casos e promovem a educação e qualificação dos serviços de saúde”, afirma.
Evelyn pontua a importância de envolver os gestores de saúde para a regularidade da vigilância das IRAS. “É fundamental promover a conscientização e a educação dos profissionais de saúde, bem como dos pacientes e visitantes, sobre as práticas corretas de prevenção de infecções”, acrescenta.
As ações do plano serão monitoradas periodicamente através de relatórios de gestão elaborados e publicados anualmente pela Ceciss da FVS-RCP. Entre as ações estratégicas do programa estão o mapeamento de unidades de saúde, avaliar as práticas de prevenção, apresentação de indicadores estaduais, realização de capacitações e apoiar as unidades de saúde na construção dos planos de ação, medidas de intervenção e melhorias.
IRAS
A Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRA) é qualquer infecção adquirida após a admissão do paciente no hospital. As IRAS também podem se manifestar durante a internação ou após a alta, desde que estejam relacionadas com a internação ou com os procedimentos realizados durante a internação.
FOTOS: Lucas Macedo e Divulgação/FVS-RCP