Reconhecimento foi anunciado na quarta-feira, durante cerimônia de abertura do Secop 2025, em Brasília. (Foto: Divulgação/`Prodam)

Durante a abertura do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop 2025), realizado nesta quarta-feira (06), em Brasília, o estado do Amazonas foi premiado como o que mais avançou na oferta de serviços digitais no país. O reconhecimento veio com o 1º lugar na categoria “Maior Variação Nominal” da 6ª edição do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital (IOSPD).

Desenvolvido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o índice avalia os esforços dos governos estaduais na digitalização de seus serviços.

Imagem: Redes Sociais

O diretor-presidente da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), Lincoln Nunes, recebeu o prêmio em nome do governador Wilson Lima. Também participou do evento o diretor-presidente do Sistema Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, que reforçou a relevância da tecnologia na comunicação pública. “A gestão pública hoje requer que o gestor participe dos avanços tecnológicos e esse evento é uma grande oportunidade de ver como o mundo está sendo desenvolvido para a adaptação da tecnologia na gestão pública”.

Ao agradecer o reconhecimento nacional, Lincoln Nunes enfatizou o trabalho coletivo dos servidores da Prodam. “Somos apenas facilitadores. Quem faz acontecer é a nossa equipe. É esse trabalho coletivo que permite apresentar resultados como este para todo o país.”

A conquista reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a transformação digital, garantindo mais eficiência, agilidade e acesso aos serviços públicos — principalmente para as populações do interior do estado.

Entre os projetos que impulsionaram a pontuação do Amazonas no IOSPD estão:

  • O Sistema Apoena, voltado ao controle e à fiscalização de recursos públicos;
  • A oferta de serviços de backup de sites para órgãos como o TRE-AM e a Sefaz-AM.

Durante o evento, o Estado também apresentou a plataforma internacional MISP (Malware Information Sharing Platform), voltada ao fortalecimento da resposta a incidentes cibernéticos. A ferramenta posiciona o Amazonas como referência nacional em segurança e inovação no setor público digital.

O IOSPD integra o pilar Eficiência da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com apoio do BID e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

*Com informações da Agência Amazonas

Notícias relacionadas

Ir para o conteúdo