O Amazonas alcançou, em 2025, a menor taxa de feminicídio do Brasil, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O resultado é atribuído aos investimentos do Governo do Estado e à atuação integrada das Forças de Segurança, que também garantiram a maior redução percentual do país nesse tipo de crime.
De acordo com o MJSP, a taxa de feminicídio no Amazonas foi de 0,46 para cada 100 mil habitantes em 2025 — abaixo da média nacional, que ficou em 0,69. No total, foram registrados 20 casos no Estado, o menor número desde 2021, representando uma redução de 31% em relação ao ano anterior.
O cenário amazonense segue na contramão da tendência nacional. Dados do Ministério da Justiça indicam que, no Brasil, houve aumento no número de feminicídios em 2025, com uma média de quatro mulheres mortas por dia em todo o país.
Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinícius Almeida, os resultados refletem o fortalecimento das ações integradas e o apoio da rede de proteção às mulheres. “Esses números consolidam um ano de muito trabalho de todas as Forças de Segurança, em especial da Polícia Militar, por meio da Ronda Maria da Penha, e da Polícia Civil, cujas equipes estiveram focadas em defender e fazer prevalecer os direitos das mulheres no nosso estado. Não tenham dúvidas de que este ano iremos trabalhar ainda mais para garantir a segurança de toda a população”, afirmou o secretário.
Atuação especializada
No Amazonas, as ações ostensivas, preventivas e fiscalizadoras da Polícia Militar, por meio da Ronda Maria da Penha, têm garantido o cumprimento das medidas protetivas concedidas a mulheres vítimas de violência. O policiamento ostensivo também mantém presença constante nas ruas, assegurando resposta rápida em situações de emergência.
Em Manaus, as Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCM) tiveram suas atividades de polícia judiciária reforçadas. A Polícia Civil também atua por meio do Núcleo de Combate ao Feminicídio, que garantiu a prisão de todos os suspeitos envolvidos nos oito casos registrados na capital em 2025.
Ao longo do ano, as Forças de Segurança realizaram operações integradas com a rede de Proteção às Mulheres, com ações preventivas, educativas e repressivas, não apenas em Manaus, mas em todas as regiões do estado.
*Com informações da Agência Amazonas



