O Amazonas apresentou uma queda significativa nos principais indicadores de violência no primeiro semestre de 2025. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (09/07), pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), durante coletiva de imprensa realizada em Manaus.
Entre os destaques, está a redução de 28% nos casos de homicídio, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 363 registros de janeiro a junho deste ano, contra 505 no mesmo intervalo de 2024.
A queda nos feminicídios foi ainda mais acentuada: 57%. Em 2025, foram seis ocorrências desse tipo de crime, frente a 14 no ano passado.
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, atribui os resultados à atuação integrada das forças de segurança e ao fortalecimento da estrutura policial em todo o Estado.
“São várias ações feitas de forma coordenada. Operações integradas, como o Pacto pela Vida, além do reforço na atuação das Delegacias da Mulher e da Ronda Maria da Penha, têm sido fundamentais para essas reduções. É assim que temos avançado”, destacou.
Outro dado que reforça o impacto das medidas é a redução de 64% nos crimes de lesão corporal seguida de morte. Foram oito registros neste ano, contra 22 em 2024. Em Manaus, a queda chegou a 80%.
Além disso, o número de mandados de prisão cumpridos também cresceu. De janeiro a abril de 2025, foram 2.053 mandados executados — aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com a SSP-AM, os dados são acompanhados pelo Centro Integrado de Estatística (Ciesp) e refletem os investimentos realizados na segurança pública. As informações serão apresentadas no Fórum Nacional de Segurança Pública, que acontece em agosto, em Manaus.
*Com informações da repórter Érica Oliveira e Agência Amazonas



