Nesta edição, foram inscritas mais de 127 iniciativas de todo o país, com 24 finalistas selecionados na etapa final

O estado do Amazonas, representado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), foi um dos grandes destaques do Prêmio Anvisa 2024, realizado em celebração aos 25 anos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na noite de quinta-feira (05/12), no auditório da Anvisa, em Brasília.

Na categoria Destaques do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), o Amazonas foi reconhecido por sua atuação nos avanços e desafios no monitoramento dos serviços de hemoterapia, evidenciando o compromisso em enfrentar as complexidades de saúde no maior estado da região amazônica brasileira, o Amazonas.

Durante o evento, o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, expressou sua gratidão e reconhecimento pelo trabalho incansável de todos os profissionais que atuam na vigilância sanitária, destacando a relevância de suas contribuições para a saúde pública. “Quero agradecer o empenho de cada colaborador, seja na esfera federal, estadual ou municipal, que dedicam seus esforços para proteger a saúde da nossa população,” destacou.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, estar entre os finalistas já foi uma grande conquista. “Ganhar esse prêmio é motivo de imensa alegria, pois reflete os esforços conjuntos entre a Anvisa, a FVS-RCP e a Semsa Manaus. Essa união permitiu uma avaliação aprofundada e significativa dos serviços de hemoterapia em nosso estado,” reforçou.

O diretor de vigilância sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas, também comemorou a conquista, ressaltando a importância da integração entre os serviços. “Esse prêmio representa o reconhecimento do trabalho árduo para garantir qualidade e segurança à população amazonense. Ele evidencia que o Norte existe e precisa de atenção e investimentos constantes,” afirmou.

O fiscal de saúde da Semsa-Manaus, Silvio Chaves, avaliou a relevância desse reconhecimento. “Com desafios e peculiaridades continentais, o Amazonas exige soluções inovadoras e eficientes. Este prêmio ressalta a importância da vigilância sanitária como pilar da saúde pública em nosso estado,” concluiu.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Anvisa 2024 valorizou iniciativas que promovem inovação, desempenho organizacional e proteção à saúde. Dividido em categorias internas e externas, a premiação reconheceu projetos que impactaram positivamente as áreas de vigilância e saúde pública.

Pela primeira vez, o prêmio incluiu a participação de vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, além de iniciativas internas da própria Agência, marcando um momento histórico. Nesta edição, foram inscritas mais de 127 iniciativas de todo o país, com 24 finalistas selecionados na etapa final.

Entre os vencedores deste ano estão ações como Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na ANVISA; Do Papel ao Pixel: A Anvisa na Crista das Ondas da Transformação Digital; Harmonização do Processo de Inspeção Sanitária em Serviços de Saúde e de Interesse para a Saúde; Monitoramento de Alérgenos em Alimentos Estratégia Laboratorial para Auxílio no Cumprimento da RDC 727/2022; Residência Técnica como Ferramenta de Inovação na Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos do Estado do Paraná; Avanços e Desafios no Monitoramento dos Serviços de Hemoterapia no Maior Estado da Região Amazônica Brasileira, o Amazonas; Avaliação da Qualidade das Máscaras Comercializadas no Brasil em Tempo de Pandemia da Covid-19 quanto à Presença de Prata e Nanopartículas de Prata; Ações da Vigilância Sanitária de Porto Alegre na Resposta a Situações de Emergência Relacionadas às Enchentes; e Controle da Qualidade dos Testes para Diagnóstico da Dengue: Uma das Ações de Vigilância Sanitária.

FOTO: Maíra Pessoa/FVS-RCP

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo