Iniciativa visa ampliar acesso a editais culturais no interior do estado
A Busca Ativa da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no Amazonas começa nesta sexta-feira e sábado, 1º e 2 de novembro, em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). Promovido pelo Fundo Estadual de Cultura, por meio da Secretaria de Estado Cultura e Economia Criativa e Governo do Amazonas, com o apoio do Conselho Estadual de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A atividade promove formação por meio de oficina de elaboração de Projetos Culturais, cadastro do artistas e trabalhadores da cultura e a sensibilização para criação do CPF da Cultura nos municípios. Esta ação marca o início de um cronograma que se estende até 16 de novembro abrangendo 23 municípios, além da capital: Rio Preto da Eva, Careiro, Parintins, Tabatinga, Benjamin Constant, Codajás, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Manaquiri, Itacoatiara, Nhamundá, Iranduba, Urucurituba, Coari, São Gabriel da Cachoeira, Autazes, Barreirinha, Fonte Boa, Santa Isabel do Rio Negro, Itapiranga, Tefé, Alvarães e Barcelos.
A Assessora de Políticas Culturais, Anne Paiva, destaca a importância dessa iniciativa: “Serão atendidos 24 municípios, entre 30 de outubro e 16 de novembro. Estimamos alcançar não apenas profissionais da cultura, mas também trabalhadores de áreas adjacentes, pois selecionamos municípios ‘polo’ que são centrais em suas regiões”, destacou.
O cronograma inclui oficinas em horários variados, permitindo que os interessados possam participar de acordo com sua disponibilidade.
A Busca Ativa é uma resposta às dificuldades enfrentadas por muitos trabalhadores culturais, especialmente em um estado de grandes dimensões como o Amazonas, onde questões logísticas podem dificultar o acesso a cursos e informações essenciais. “A intenção do Estado é chegar até o trabalhador cultural que não tem acesso a cursos, oficinas de elaboração de projetos, acesso à internet e não consegue se deslocar aos municípios onde tais situações são mais acessíveis”, complementa Paiva.
A PNAB representa uma oportunidade histórica para estruturar o financiamento de projetos culturais, com mais de 500 iniciativas contempladas em 16 editais, visando alcançar 40 mil trabalhadores da cultura no Amazonas. Os editais abrangem áreas como Artes Visuais, Audiovisual, Música, Teatro e mais, com inscrições abertas até 17 de novembro. Os conselheiros do Conselho Estadual de Cultura (Conec) atuarão como interlocutores entre a sociedade civil e o governo, fortalecendo laços e promovendo a articulação de políticas culturais em cada município visitado.
Os participantes das oficinas receberão orientações sobre como estruturar suas propostas e preencher os formulários necessários para inscrição nos editais da PNAB. A equipe da Busca Ativa estará disponível para ajudar os artistas e fazedores de cultura, garantindo que todos tenham a oportunidade de acessar os recursos e apoio disponíveis. Essas oficinas são um passo importante para fomentar a diversidade cultural e incentivar a criação de novos projetos no estado, contribuindo para o fortalecimento da cena cultural amazonense.
FOTOS: Secretaria de Cultura e Economia Criativa / Marcely Gomes.